4 motivos para deixar o feijão de molho antes de cozinhar

O feijão é uma leguminosa rica em ferro, cálcio e zinco

Author Avatar
em 26/03/2024 Jefferson Ricardo da Silva

Clique aqui e escute a receita

Já diziam as vovós: É para deixar o feijão de molho! Há quem só cozinhe o grão depois desta etapa, e há também quem a ignore totalmente.

O feijão é um dos alimentos base da culinária brasileira. Ele costuma ser consumido diariamente juntamente com o arroz branco.

O processo de deixá-lo de molho antes de cozinhá-lo pode trazer alguns benefícios a mais para este alimento nutritivo.

4 motivos para deixar o feijão de molho antes de cozinhar

  1. Facilita o cozimento

Os grãos de feijão ao absorverem a água amolecem. O amolecimento diminui significamente o tempo de cozimento. Dessa forma, economiza-se tempo e gás de cozinha ou energia elétrica.

  1. Reduz os gases

O feijão é rico em rafinose e estaquiose, substâncias que o nosso sistema digestivo não consegue digerir. Por isso, o grão pode causar gases e inchaço no abdômen. Porém, o simples ato de deixar o feijão de molho promove a quebra desses compostos e diminui o desconforto.

  1. Deixa a textura mais cremosa

Deixar o feijão de molho permite a gelatinização do amido, o que deixa os grãos mais macios. Dessa forma, o caldo fica mais consistente e saboroso.

  1. Aumenta a absorção de nutrientes

O ácido fítico, presente no grão, dificulta a absorção do ferro, cálcio e zinco. Deixar o feijão de molho reduz a quantidade de ácido fítico.

Para aproveitar ainda mais os benefícios do feijão o ideal é deixá-lo de molho em água por cerca de 8 horas. Você também pode deixar de um dia para o outro. 

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também