6 alimentos que auxiliam a preservar o colágeno
O colágeno é uma proteína essencial para a saúde da pele, cabelos, unhas e articulações. Com o passar dos anos, a produção natural de colágeno diminui, levando ao aparecimento de rugas, flacidez e outros sinais de envelhecimento. Mas não se preocupe, você pode estimular a produção de colágeno através da alimentação!

Clique aqui e escute o artigo
O colágeno é uma proteína essencial para a saúde da pele, músculos, ossos, tendões e ligamentos, proporcionando estrutura, firmeza e elasticidade, mantendo a pele jovem.
Com o tempo, a produção de colágeno diminui, causando rugas e flacidez. No entanto, é possível estimular sua produção com uma alimentação adequada.
Uma pesquisa da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia analisou o colágeno hidrolisado e suas propriedades terapêuticas na osteoporose e osteoartrite.
Veja também: Temperos que podem combater o Alzheimer e melhorar a memória
Os resultados mostraram que a suplementação com colágeno hidrolisado pode aumentar a síntese de colágeno nas cartilagens e na matriz extracelular, beneficiando a saúde óssea e articular.
Confira algumas opções a seguir.
Alimentos para aumentar a produção de colágeno
Conforme o site Catraca Livre, existem alguns alimentos que podem ajudar nosso corpo a produzir mais colágeno por meio de alimentos ricos em nutrientes essenciais, confira algumas opções a seguir:
Carnes magras

iStock
As carnes magras, especialmente bovinas, são ricas em colágeno, principalmente os cortes com mais tecido conjuntivo, como os com ossos e partes fibrosas.
A carne bovina contém colágeno em tendões, ligamentos e cartilagens, que contribuem para a produção dessa proteína no corpo.
Caldo de ossos

caldo de ossos
O caldo de ossos é uma das melhores maneiras de aumentar a ingestão de colágeno. O cozimento prolongado dos ossos quebra o colágeno presente na cartilagem e nos tecidos, transformando-o em gelatina.
Veja também: Conheça os principais benefícios da framboesa à saúde
Esse líquido é rico em aminoácidos essenciais, como glicina e prolina, que favorecem a síntese de colágeno.
Frango

Ilia Nesolenyi/IStock
O frango, especialmente as partes com pele e tecidos conectivos, é uma ótima fonte de colágeno. Fácil de incluir na dieta, oferece proteínas e colágeno benéficos para a pele, ossos e tendões.
Gelatina

Gelatina de morango – iStock
A gelatina, feita de ossos e pele de animais, é rica em colágeno e um excelente aliado para a saúde da pele.
O consumo regular de gelatina pode melhorar a elasticidade da pele e combater os sinais de envelhecimento.
Alternativas para vegetarianos e veganos
Pessoas que seguem dietas vegetarianas ou veganas podem estimular a produção de colágeno natural por meio de alimentos ricos em nutrientes que promovem essa síntese.
Frutas cítricas

Imagem ilustrativa de suco de laranja
Frutas como laranja, limão e morango são ricas em vitamina C, essencial para a produção de colágeno.
Além disso, a vitamina C é um potente antioxidante, protegendo o colágeno contra danos de radicais livres. Incorporar essas frutas na dieta é uma maneira saborosa de favorecer a produção de colágeno.
Vegetais verdes escuros
Vegetais como espinafre, couve e brócolis são excelentes para estimular a produção de colágeno naturalmente.
Eles são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais que ajudam a manter a saúde da pele e protegem o colágeno dos radicais livres.