6 alimentos que auxiliam a preservar o colágeno

O colágeno é uma proteína essencial para a saúde da pele, cabelos, unhas e articulações. Com o passar dos anos, a produção natural de colágeno diminui, levando ao aparecimento de rugas, flacidez e outros sinais de envelhecimento. Mas não se preocupe, você pode estimular a produção de colágeno através da alimentação!

Author Avatar
em 22/01/2025 Gabriella Zilma
Foto: Imagem ilustrativa de peito de frango / iStock

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

5 / 5. 2

O colágeno é uma proteína essencial para a saúde da pele, músculos, ossos, tendões e ligamentos, proporcionando estrutura, firmeza e elasticidade, mantendo a pele jovem.

Com o tempo, a produção de colágeno diminui, causando rugas e flacidez. No entanto, é possível estimular sua produção com uma alimentação adequada.

Uma pesquisa da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia analisou o colágeno hidrolisado e suas propriedades terapêuticas na osteoporose e osteoartrite.

Veja também: Temperos que podem combater o Alzheimer e melhorar a memória

Os resultados mostraram que a suplementação com colágeno hidrolisado pode aumentar a síntese de colágeno nas cartilagens e na matriz extracelular, beneficiando a saúde óssea e articular.

Confira algumas opções a seguir.

Alimentos para aumentar a produção de colágeno

Conforme o site Catraca Livre, existem alguns alimentos que podem ajudar nosso corpo a produzir mais colágeno por meio de alimentos ricos em nutrientes essenciais, confira algumas opções a seguir:

Carnes magras

iStock

As carnes magras, especialmente bovinas, são ricas em colágeno, principalmente os cortes com mais tecido conjuntivo, como os com ossos e partes fibrosas.

A carne bovina contém colágeno em tendões, ligamentos e cartilagens, que contribuem para a produção dessa proteína no corpo.

Caldo de ossos

caldo de ossos

O caldo de ossos é uma das melhores maneiras de aumentar a ingestão de colágeno. O cozimento prolongado dos ossos quebra o colágeno presente na cartilagem e nos tecidos, transformando-o em gelatina.

Veja também: Conheça os principais benefícios da framboesa à saúde

Esse líquido é rico em aminoácidos essenciais, como glicina e prolina, que favorecem a síntese de colágeno.

Frango

Imagem ilustrativa de frango inteiro sendo temperado

Ilia Nesolenyi/IStock

O frango, especialmente as partes com pele e tecidos conectivos, é uma ótima fonte de colágeno. Fácil de incluir na dieta, oferece proteínas e colágeno benéficos para a pele, ossos e tendões.

Gelatina

Gelatina de morango – iStock

A gelatina, feita de ossos e pele de animais, é rica em colágeno e um excelente aliado para a saúde da pele.

O consumo regular de gelatina pode melhorar a elasticidade da pele e combater os sinais de envelhecimento.

Alternativas para vegetarianos e veganos

Pessoas que seguem dietas vegetarianas ou veganas podem estimular a produção de colágeno natural por meio de alimentos ricos em nutrientes que promovem essa síntese.

Frutas cítricas

Suco de laranja

Imagem ilustrativa de suco de laranja

Frutas como laranja, limão e morango são ricas em vitamina C, essencial para a produção de colágeno.

Além disso, a vitamina C é um potente antioxidante, protegendo o colágeno contra danos de radicais livres. Incorporar essas frutas na dieta é uma maneira saborosa de favorecer a produção de colágeno.

Vegetais verdes escuros

Vegetais como espinafre, couve e brócolis são excelentes para estimular a produção de colágeno naturalmente.

Eles são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais que ajudam a manter a saúde da pele e protegem o colágeno dos radicais livres.

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também