6 carnes que NÃO servem para churrasco e você não sabia

Garantir um churrasco de sucesso com carne macia e suculenta é a meta de quem adora carnes, mas para isso é necessário conhecer as carnes boas e ruins. Confira 6 carnes que você não deve usar de jeito nenhum no churrasco.

Author Avatar
em 21/08/2024 Zayra Pereira
Foto: Reprodução/Pixabay / Imagem ilustrativa de carne sendo descongelada

Clique aqui e escute a receita

Escolher a carne certa no açougue para um churrasco pode ser um verdadeiro desafio, especialmente se você não está familiarizado com os diferentes cortes. Para evitar erros e garantir que seu churrasco seja um sucesso, é muito importante saber quais carnes devem ser evitadas.

A primeira dica para quem não tem muita experiência é levar alguém que entenda do assunto ou fazer uma lista com os nomes dos cortes que você deseja. Para te ajudar ainda mais, apresentamos hoje uma lista de carnes que, geralmente, não são adequadas para a grelha.

Um tutorial que tem feito sucesso nas redes sociais, especialmente no perfil do açougueiro @fabio_acougueiro no Instagram, traz informações valiosas sobre o que não usar no churrasco. Aqui estão seis carnes que você deve evitar:

  1. Filé Mignon

Retirado da parte traseira do boi, especificamente da região lombar, o filé mignon é um dos cortes mais nobres e caros. Sua maciez e falta de gordura fazem dele uma escolha inadequada para o churrasco, pois pode secar rapidamente na grelha.

Uso Ideal: Parmegiana, strogonoff, bife e medalhão.

  1. Músculo Bovino

Localizado na parte dianteira e traseira do boi, o músculo é ideal para preparos que exigem cozimento prolongado. Sua textura firme e pouca gordura não contribui para um bom churrasco.

Uso Ideal: Carne cozida, sopa e carne moída.

  1. Patinho

Localizado na parte inferior do boi, o patinho é um corte magro que serve bem em diversos preparos, mas não é o melhor para churrasco devido à falta de gordura que ajuda a manter a suculência na grelha.

Uso Ideal: Moído, cubos, tirinhas e bife.

  1. Pescoço Bovino (Não Confundir com o Miolo de Acém)

Também conhecido como acém, este corte é retirado do lombo do boi e é mais adequado para cozidos. Sua textura e quantidade de gordura não são ideais para a churrasqueira.

Uso Ideal: Cubos ou moído.

  1. Lagarto

Retirado da parte traseira do boi, o lagarto possui fibras longas e duras que podem não se comportar bem na grelha. É mais adequado para assados e preparos no forno.

 

Uso Ideal: Rosbife, assado de panela e recheado no forno.

  1. Costela Bovina

A costela bovina é um corte grosso com bastante cartilagem e ossos finos. Embora deliciosa quando cozida, pode ser menos ideal para o churrasco, pois requer um tempo de cozimento mais longo e não é tão fácil de grelhar.

 

Uso Ideal: Cozinhar na panela de pressão.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também