O que é Botulismo? Bahia confirma 2 mortes por doença causada por alimento contaminado

Bahia registrou 6 casos de botulismo, entre eles 2 mortes foram confirmadas. Entenda o que é essa doença grave e como se proteger contra a contaminação.

Author Avatar
em 27/09/2024 Anderson Alves
Foto: Gilnature/IStock / Imagem ilustrativa de uma mortadela sendo fatiada

Clique aqui e escute a receita

O Botulismo é uma doença rara, mas extremamente grave, que tem causado preocupação para os moradores da Bahia.

Desde janeiro deste ano, foram confirmados seis casos no estado, resultando em duas mortes. A principal suspeita da Vigilância Epidemiológica da região é que a contaminação tenha ocorrido devido ao consumo de mortadela de frango contaminada.

Os casos foram registrados nas cidades de Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Cícero Dantas. Entre os pacientes, três seguem hospitalizados e um já recebeu alta.

O que é Botulismo?

O botulismo é causado pela toxina botulínica, produzida pela bactéria ‘Clostridium botulinum‘, e pode se manifestar através da ingestão de alimentos mal conservados ou contaminados, assim como por ferimentos. Essa toxina é altamente perigosa porque afeta o sistema nervoso, causando paralisia muscular. Em casos graves, a doença pode resultar na paralisia dos músculos respiratórios, levando à morte.

A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Saúde da Bahia, Eleuzina Falcão, explicou em vídeo divulgado no site do governo do estado que, devido à gravidade da doença, até mesmo um único caso já pode ser considerado um surto. Ela ainda reforçou a importância de se ter atenção redobrada ao manuseio e consumo de alimentos.

Como evitar?

Verificar a validade dos produtos, observar se latas estão estufadas ou se frascos apresentam sinais de comprometimento, como vidros embaçados, são cuidados essenciais para evitar a ingestão de alimentos contaminados.

Como ocorre a contaminação?

A bactéria Clostridium botulinum pode se desenvolver em alimentos que não passaram por um processo adequado de conservação ou que foram manuseados em condições impróprias. Alimentos enlatados, embutidos, conservas caseiras ou produtos armazenados de maneira incorreta são os principais responsáveis por surtos de botulismo. No caso da Bahia, a mortadela de frango é o foco principal da investigação.

Ao entrar no organismo, a toxina botulínica bloqueia as funções nervosas, levando à paralisia progressiva dos músculos. Os primeiros sinais de botulismo incluem fraqueza muscular, visão dupla, dificuldade para engolir e falar. Caso a doença não seja tratada imediatamente, pode haver comprometimento dos músculos respiratórios, o que aumenta o risco de óbito.

Segundo a coluna Saúde e Bem Estar do JC PE, além da paralisia súbita, outros sintomas da doença podem ser:

  • visão turva;
  • diplopia (percepção de duas imagens para um único objeto);
  • queda da pálpebra;
  • boca seca;
  • dificuldade de articular as palavras e;
  • dificuldade de deglutir.

LEIA TAMBÉM: Anvisa proíbe comercialização de duas marcas de azeite no Brasil; saiba quais são e como descobrir se o azeite é falso

Como se prevenir do Botulismo?

Prevenir o botulismo envolve cuidados com a escolha e a conservação dos alimentos. Confira sempre a validade dos produtos, evite consumir alimentos em embalagens danificadas ou mal conservadas, e preste atenção a latas estufadas ou recipientes de vidro que estejam turvos. Ao preparar conservas caseiras, siga corretamente as orientações de esterilização e armazenamento.

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também