Hoegaarden: Mestre cervejeiro ensina como harmonizar a cerveja em diversas ocasiões de consumo
O mestre cervejeiro da Academia da Cerveja, Alexandre Esber, revela como a Hoegaarden, uma deliciosa Witbier, pode brilhar em diversas ocasiões gastronômicas
Clique aqui e escute a receita
Procurando uma cerveja que combine perfeitamente com pratos leves e frescos? A Hoegaarden é a escolha certa! Essa Witbier belga, conhecida por sua leveza e aromas cítricos, com notas sutis de casca de laranja e sementes de coentro, é a companheira ideal para realçar os sabores da sua refeição. Seja um ceviche, uma tábua de frios ou uma torta de limão, a Hoegaarden eleva qualquer prato a um novo patamar.
Para ajudar você a explorar o potencial desta cerveja, Alexandre Esber, mestre cervejeiro e professor da Academia da Cerveja, da Ambev, compartilha suas dicas de harmonização. Confira!
Sugestões do mestre cervejeiro sobre a Witbier Hoegaarden
Jantar romântico com ceviche clássico
Para um jantar a dois, um ceviche fresco e cítrico se alinha maravilhosamente por similaridade com as notas refrescantes e igualmente cítricas de Hoegaarden.
A acidez do prato, junto com o peixe, realça o sabor delicado da cerveja, sendo uma escolha excelente para um encontro.
Encontro com amigos e tábua de frios
Reúna os amigos e sirva uma tábua de frios com queijo brie e algumas geleias para criar o par perfeito com Hoegaarden.
Os sabores cítricos da cerveja, provenientes da casca de laranja e semente de coentro usados na sua produção, complementam a doçura e a cremosidade do queijo, criando uma harmonização sofisticada e memorável para os momentos de descontração.
Brunch e torta de limão
Surpreenda seus convidados em um brunch com uma torta de limão. A acidez e doçura da sobremesa se harmonizam com as notas cítricas da bebida, tanto pela similaridade quanto pelo contraste entre o doce da sobremesa e o amargor do lúpulo.
Juntas, criam um equilíbrio notável, onde cada gole prepara o paladar para a próxima mordida, proporcionando uma experiência de sabor perfeita.
“A Witbier Hoegaarden enriquece desde pratos delicados até os mais condimentados, com toques cítricos e herbais. É a escolha ideal para transformar qualquer refeição em uma experiência marcante”, destaca Esber.
O especialista sugere explorar essas combinações e deixar a leveza e a versatilidade da cerveja de trigo belga surpreenderem sua próxima refeição.
Sobre a Academia da Cerveja
A Academia da Cerveja é um espaço colaborativo criado em 2020 pela Ambev para fomentar a cultura cervejeira e democratizar o conhecimento sobre a bebida, elevando o setor brasileiro à alta performance.
A iniciativa representa a materialização de projetos voltados à educação cervejeira nos últimos anos e da parceria entre importantes componentes do mercado nacional e internacional, como a VLB Berlin, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres.
A Academia da Cerveja oferece programação de cursos cervejeiros, nos níveis básico, intermediário e avançado, nos formatos online e presencial, em sua sede física em Pinheiros, São Paulo.