Como surgiu a tradição de comer peru no Natal?
O peru é um dos pratos mais lembrados quando o assunto é ceia de Natal, considerado um dos principais da festividade no Brasil e em outros países também. A ave…
Clique aqui e escute o artigo
O peru é um dos pratos mais lembrados quando o assunto é ceia de Natal, considerado um dos principais da festividade no Brasil e em outros países também.
A ave é conhecida pela carne deliciosa de sabor muito marcante e por conseguir servir um grande número de pessoas.
Mas, afinal, como essa tradição começou? Entenda a seguir como surgiu esse costume de comer peru no Natal:
Origem
Na época da Idade Média, na Europa, o costume era diferente. As pessoas decoravam as mesas da ceia natalina com, principalmente, a cabeça de um javali, servida com uma maçã na boca. Além disso, também se consumiam pratos com carne bovina e suína.
O peru não fazia parte do cardápio europeu até o século XVI. A ave foi domesticada há aproximadamente mil anos na região do atual México. Após um inglês trazer seis perus do Novo Mundo para a Europa, é que o animal se tornou popular com a realeza.
De acordo com o portal Tudo Gostoso, o peru substituiu o ganso nas ceias dos colonos ingleses e se destacava pela popularidade no período do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.
O peru começou a ser mais consumido no Natal no século 20, entre os anos de 1920 e 1930, quando se tornou mais barato após um aumento na produção. A tradição, influenciada pelos norte-americanos, também conquistou os brasileiros. Atualmente, o prato é servido de diversas maneiras, com receitas variadas que agradam a todos os gostos.
O peru de Natal pode significar agradecimento, fartura e abundância nessa época de festas e união.
Veja também: