Vinhos solidários: Grupo Wine apoia o Outubro Rosa com rótulos especiais
Para cada garrafa especial vendida, R$ 1,00 será doado à Unaccam em prol do diagnóstico precoce do câncer de mama

Clique aqui e escute o artigo
O Grupo Wine, o maior clube de vinhos do Brasil, dá início à sua tradicional campanha de Outubro Rosa, que completa dez anos, visando arrecadar fundos para a Unaccam (União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama).
A Unaccam é uma entidade fundamental no diagnóstico precoce, dedicando-se a educar, capacitar e promover atividades de conscientização para o público feminino. A campanha, que começou em 1º de outubro, une as marcas Wine e Cantu Grupo Wine em um esforço conjunto.
Ação e rótulos especiais
Durante todo o mês, cada garrafa vendida dos rótulos selecionados reverterá R$ 1,00 para a Unaccam:
- Crios Rosé (Vinícola Susana Balbo)
- Ventisquero Alma de Los Andes Carménère (Vinícola Ventisquero)
Os dois vinhos estão disponíveis em versões promocionais com embalagens especiais que destacam o laço rosa, símbolo da campanha.
Veja também: Festival “Eu Amo Café” completa 5 anos com a participação de 31 cafeterias
Você pode encontrar esses produtos solidários em diversos pontos: no e-commerce e nas lojas físicas da Wine, além de restaurantes, supermercados, adegas e demais clientes atendidos pela Cantu Grupo Wine.
As famosas WineBoxes também participam da iniciativa:
Todas as caixas circularão com alças cor-de-rosa. Para cada alça devolvida nos pontos de coleta das lojas da Wine, mais R$ 1,00 será destinado à Unaccam.
“Esta campanha é muito importante para o Grupo Wine porque, mais do que ampliar a mensagem de conscientização, visa transformar esse movimento em ações concretas que impactam vidas. Ao lado da Unaccam, buscamos dar suporte de forma prática e real, seja apoiando ações como exames gratuitos, seja envolvendo nossos clientes e parceiros em iniciativas que reforçam a importância da prevenção com o diagnóstico precoce”, diz Igor Coronado, Coordenador de Marketing do Grupo Wine.
O projeto “Mamografia para Todas” é um dos destaques deste ano. A ação oferece mamografias gratuitas a mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo mais acesso ao diagnóstico precoce. Entre as conquistas já alcançadas, estão: 3 biópsias realizadas, 17 mamografias mensais para pacientes do SUS (sendo 5 em Santa Catarina), 12 pacientes acompanhados ao longo do ano, além da doação de kits cirúrgicos ao Instituto Arnaldo e do envio de mais de 5 mil itens para pacientes oncológicos no Sul do Brasil.
Veja também: Quina da Linguiça promove a segunda edição do ‘Oktober Várzea’
“Com a parceria do Grupo Wine, conseguimos ampliar o impacto da UNACCAM na vida de milhares de pacientes oncológicos. Além das doações de kits cirúrgicos e itens essenciais, conseguimos oferecer 100 mamografias no último ano e 20 biópsias desde 2023, reforçando nossa missão de promover diagnóstico precoce. Essa iniciativa também viabilizou a implementação da nossa plataforma de pílulas de conscientização, que leva informação de qualidade a todo o Brasil. Em 2025, seguimos avançando, com foco em estimular a procura pelo painel genético, capaz de identificar mutações mais cedo e aumentar as chances de cura já no início da doença. Afinal, acreditamos no lema: quem procura acha, quem acha cura.”, complementa Clarisia Ramos, Presidente da UNACCAM.
Para reforçar esta mensagem, durante todo o mês de outubro, o Grupo Wine está realizando uma série de atividades.
Ao longo do mês, a Unaccam também promove palestras online e ativações em pontos de venda, com destaque para a ativação interna “Todos Vestem Rosa”, no dia 17 de outubro, que mobiliza colaboradores e consumidores em torno da cor símbolo do cuidado. O calendário inclui ainda palestras sobre diagnóstico precoce, direitos do paciente e histórias de sobreviventes.
Veja também: Festival Bacalhau da Noruega chega no Recife com cardápio exclusivo em mais de 15 restaurantes
Importância do diagnóstico precoce
Conforme o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Relativamente incomum antes dos 35 anos, sua incidência aumenta progressivamente a partir dessa idade, sobretudo após os 50.
O rastreamento com mamografia bienal em mulheres de 50 a 69 anos é uma das principais estratégias de mitigação de riscos, permitindo diagnósticos em estágios iniciais e tratamentos mais efetivos.
Já em casos de risco aumentado, como histórico familiar, o exame pode ser recomendado antes dessa faixa etária. Além disso, práticas como o autoexame das mamas, consultas regulares com médicos e a realização de exames de rotina continuam sendo medidas essenciais de cuidado.