4 motivos para deixar o feijão de molho antes de cozinhar
O feijão é uma leguminosa rica em ferro, cálcio e zinco
Clique aqui e escute a receita
Já diziam as vovós: É para deixar o feijão de molho! Há quem só cozinhe o grão depois desta etapa, e há também quem a ignore totalmente.
O feijão é um dos alimentos base da culinária brasileira. Ele costuma ser consumido diariamente juntamente com o arroz branco.
O processo de deixá-lo de molho antes de cozinhá-lo pode trazer alguns benefícios a mais para este alimento nutritivo.
4 motivos para deixar o feijão de molho antes de cozinhar
-
Facilita o cozimento
Os grãos de feijão ao absorverem a água amolecem. O amolecimento diminui significamente o tempo de cozimento. Dessa forma, economiza-se tempo e gás de cozinha ou energia elétrica.
-
Reduz os gases
O feijão é rico em rafinose e estaquiose, substâncias que o nosso sistema digestivo não consegue digerir. Por isso, o grão pode causar gases e inchaço no abdômen. Porém, o simples ato de deixar o feijão de molho promove a quebra desses compostos e diminui o desconforto.
-
Deixa a textura mais cremosa
Deixar o feijão de molho permite a gelatinização do amido, o que deixa os grãos mais macios. Dessa forma, o caldo fica mais consistente e saboroso.
-
Aumenta a absorção de nutrientes
O ácido fítico, presente no grão, dificulta a absorção do ferro, cálcio e zinco. Deixar o feijão de molho reduz a quantidade de ácido fítico.
Para aproveitar ainda mais os benefícios do feijão o ideal é deixá-lo de molho em água por cerca de 8 horas. Você também pode deixar de um dia para o outro.