Microbiologista ensina melhor maneira de lavar frutas e legumes

Especialista alerta para nunca lavar os produtos com detergente ou alvejante e sim vinagre e bicarbonato de sódio

Author Avatar
em 20/08/2024 Letícia Freitas
Foto: eternalcreative/IStock / Imagem ilustrativa de pessoa higienizando legumes na pia da cozinha

Clique aqui e escute a receita

Quando se fala na maneira correta de higienização de frutas e legumes muitas pessoas sentem dúvidas e os mais variados métodos circulam como sendo a melhor forma de eliminar as substâncias prejudiciais à saúde.

Para acabar com essas dúvidas, a microbiologista Primrose Freestone, Professora Sênior da Universidade de Leicester, ensinou a melhor maneira de lavar esses alimentos. Para isso, a especialista utilizou o site Science Alert, e as informações que trazemos aqui foram coletadas no site do Tudo Gostoso.

Conheça melhor forma de higienizar furtas e legumes

A maioria de tais produtos frescos é cultivada ao ar livre e, se não forem lavados de maneira adequada, podem conter diversas substâncias potencialmente nocivas, como bactérias, fungos, vírus e pesticidas. Além disso, esses alimentos também podem ser contaminados durante o processo de embalagem, preparo ou armazenamento. Então, qual é a melhor forma de lavar frutas e vegetais?

A primeira dica que a microbiologista dá é a de antes de começar a higienizar os alimentos, lavar as mãos. Isso para evitar que germes da própria pele contaminem os alimentos.

Ela ainda explicou que a melhor maneira de lavá-los é à mão, em água fria e corrente.

“Esfregue as frutas e os legumes com as mãos para remover a sujeira, os pesticidas e alguns germes da superfície. Lave até que a superfície não pareça mais suja”, explica Primorose.

Veja também: Qual o tempo de armazenamento de frutas e verduras em geladeira ou freezer? Nutricionista fala sobre o tempo de armazenamento de alimentos naturais

Não use detergentes ou alvejantes!

A segunda dica valiosa foi a de nunca usar detergentes ou alvejantes nessas higienizações, pois, conforme explicou: “A casca de algumas frutas e vegetais é porosa e pode absorver esses produtos químicos”.

Isso pode alterar o sabor desses alimentos e torná-los impróprios para o consumo.

A essa dica ela também acrescenta o conselho de no caso de querer deixar os produtos de molho, optar por uma tigela limpa e não na pia. Pois a pia pode conter germes.

Utilize no lugar vinagre e bicarbonato

Ela aconselhou ainda, no lugar dos produtos químicos citados, utilizar vinagre e bicarbonato de sódio, pois eles podem reduzir as bactérias e os pesticidas nos produtos.

O vinagre pode ser do tipo malte destilado, cidra ou vinho. Para usá-lo, misture meia xícara de vinagre com uma xícara de água e deixe os produtos de molho por dois a três minutos, mexendo ocasionalmente. Em seguida, enxágue bem em água fria por pelo menos um minuto.

“Uma desvantagem do uso do vinagre, no entanto, é que o ácido acético que ele contém pode alterar o sabor e a textura, principalmente de frutas macias, se você deixar de molho por mais de dois ou três minutos e não deixar crescer o suficiente”, informou a especialista.

Em relação ao uso do bicarbonato, basta uma colher de chá por xícara de água fria.

“Isso ainda removerá micróbios e pesticidas sem alterar o sabor do produto. Deixe frutas e legumes de molho em uma tigela limpa por 15 minutos, mexendo ocasionalmente”, ensina.

É preciso, porém, atenção com o tempo de permanência. Deixar a substância alcalina de molho por mais de 15 minutos e não enxaguar bem pode comprometer a casca de frutas e vegetais delicados, afetando sua textura e sabor.

>>>Confira ainda: Estes 9 alimentos não podem ir para a geladeira e você não sabia.

Cuidados para lavar corretamento verduras e legumes

As recomendações da especialista para a higienização adequada de cada tipo de vegetal são:

  • Para vegetais com casca dura, como abóboras, ou pele firme, como batatas, batatas-doces e raízes, utilize uma escova para legumes e esfregue até que fiquem limpos.
  • Tomates podem ser lavados simplesmente sob água corrente por cerca de 30 segundos, esfregando suavemente com as mãos.
  • Vegetais verdes folhosos, como alface, brócolis, couve-flor e repolho, devem ser separados em folhas ou floretes e enxaguados individualmente na torneira, esfregando com as mãos por até um minuto.
  • Como a alface é geralmente consumida crua, é recomendável descartar as folhas externas danificadas, pois elas têm maior probabilidade de estar contaminadas com bactérias.
  • Para frutas, a água é a melhor opção para remover contaminantes. Se a fruta tiver caroço, como maçãs e pepinos, enxágue em água fria corrente por até um minuto para eliminar sujeira, micróbios e qualquer revestimento de cera.

>>>Dicas caseiras: veja 3 receitinhas para limpar gordura da cozinha.

Vídeo relacionado: Existe uma fórmula para não estragar os alimentos? Trouxemos os 7 melhores métodos de conservação de alimentos para você não perder nenhum item da sua cozinha

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também