Alimentação saudável em alta: consumo de alimentos naturais cresce 40% no Brasil

Nos últimos cinco anos, os brasileiros estão mudando o que colocam no prato. Saiba o que diz uma especialista sobre o crescimento desse hábito.

IStock - Imagem de mulher parada em frente a mesa repleta de alimentos saudáveis
Foto: IStock / Imagem de mulher parada em frente a mesa repleta de alimentos saudáveis
Tempo de preparo Preparo
Porções Serve

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

0 / 5. 0

A busca por saúde e bem-estar ultrapassou o campo das intenções e chegou, de vez, à mesa dos brasileiros. Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, o consumo de alimentos naturais e minimamente processados aumentou 40% nos últimos cinco anos. O dado revela que, mais do que uma tendência, a alimentação saudável se consolidou como um novo estilo de vida no país.

Consultada pela Josapar, empresa responsável pelas marcas Tio João e Meu Biju, a nutricionista Dra. Aline Maldonado comemora o avanço. Para ela, essa guinada alimentar reflete um entendimento crescente sobre os benefícios da chamada “comida de verdade”: alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais, leguminosas, grãos e carnes frescas.

Esses alimentos são fontes naturais de vitaminas, minerais, fibras, proteínas e carboidratos de qualidade. Quando consumidos com equilíbrio, fortalecem o organismo, regulam o metabolismo e previnem doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade”, afirma a especialista.

Por outro lado, Dra. Aline faz um alerta importante: o crescimento do chamado terrorismo nutricional nas redes sociais.

Esse fenômeno, impulsionado por influenciadores e até mesmo por alguns profissionais, propaga informações distorcidas sobre nutrição, gerando medo em relação a alimentos fundamentais para a saúde.

É um desserviço apontar frutas como vilãs por conterem frutose ou demonizar o arroz com feijão, um símbolo da alimentação brasileira e uma combinação extremamente nutritiva. Arroz e feijão são ricos em energia, ferro, fibras e aminoácidos essenciais. Não há razão para excluí-los de uma alimentação balanceada”, defende.

Segundo ela, não existem alimentos milagrosos nem completamente nocivos. A chave para uma vida saudável está na variedade e no equilíbrio.

Quando paramos de demonizar o que comemos e passamos a nos alimentar com consciência, o prazer de comer volta a fazer sentido. Nutrição não precisa ser complicada”, pontua.

LEIA TAMBÉM: Dieta “MIND” faz bem para a saúde cognitiva: saiba quais alimentos incluir no prato

Receitas saudáveis e práticas

Para incentivar esse movimento e mostrar, na prática, como é possível comer bem com simplicidade e sabor, a Josapar apresentou duas receitas que valorizam os ingredientes naturais: a Salada de 7 Grãos com Mostarda e Mel e a Torta de 8 Grãos com Quinoa recheada de Frango. Ambas mostram que a comida saudável pode ser acessível, prática e deliciosa.

Salada de 7 grãos com mostarda e mel

Imagem da salada de 7 grãos com mostarda e mel

Imagem da salada de 7 grãos com mostarda e mel. Foto: Divulgação

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de Tio João 7 Grãos com Quinoa
  • Sal a gosto
  • ½ xícara (chá) de queijo minas picado
  • 1 colher (chá) de mostarda Dijon
  • ½ colher (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (chá) de mel
  • 2 colheres (sopa) de Azeite Nova Oliva
  • Tomates-cereja a gosto
  • Minifolhas de agrião a gosto

Modo de preparo

  1. Para fazer a salada, em uma panela ferva a água e acrescente o Tio João 7 Grãos com Quinoa. Tempere com sal, baixe o fogo e cozinhe com a panela semitampada por 25 minutos. Acrescente o queijo e reserve.
  2. Para o molho, em um recipiente adicione a mostarda, o suco de limão, o mel, o azeite, misture e reserve.
  3. Montagem: sobre o prato, coloque o arroz dentro de um aro, decore com os tomates-cereja e as minifolhas de agrião. Sirva com o molho.

Torta de 8 grãos com Quinoa recheada de frango

Imagem da torta de arroz 8 grãos

Imagem da torta de arroz 8 grãos. Foto: Divulgação

Ingredientes

Recheio:

  • ½ cebola picada
  • 1 tomate picado
  • 200 g de frango cozido e desfiado
  • Azeite Nova Oliva (para refogar)
  • 2 colheres (sopa) de requeijão
  • Sal e pimenta a gosto

Massa:

  • 1 xícara (chá) de 8 Grãos com Quinoa Meu Biju
  • 2 ovos
  • ½ xícara (chá) de Azeite Nova Oliva
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • ½ colher (sopa) de fermento químico
  • 1 colher (chá) de manteiga

Modo de preparo

  1. Para fazer o recheio, em uma frigideira, refogue a cebola, tomate e o frango desfiado. Acrescente o requeijão e finalize com sal e pimenta a gosto.
  2. Para a massa, cozinhe o 8 Grãos com Quinoa Meu Biju conforme embalagem, reserve e espere esfriar.
  3. Bata no liquidificador os ovos, o Azeite Nova Oliva, leite, a farinha e o fermento. Depois, misture o arroz. Unte uma forma com manteiga e coloque a mistura. Em temperatura de 180°, asse por 15 minutos ou até dourar.
  4. Retire da forma, abra a massa ao meio e recheie com o frango. Pronto! Agora, é só servir.

A tendência é clara: o Brasil está cada vez mais consciente do que coloca no prato. E ao abraçar a alimentação saudável com equilíbrio e informação, cada cidadão contribui para um futuro com mais saúde, individual e coletiva.

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também