Alimentos e bebidas comuns que podem ter álcool: motoristas devem evitar
De acordo com a legislação brasileira, produtos com menos de 0,5% de álcool por volume são classificados como não alcoólicos. Mesmo que esses alimentos não representem um risco significativo, é recomendável consumir com moderação para evitar qualquer efeito indesejado.
Clique aqui e escute a receita
Para quem vai sair e ficar responsável pelo volante, é essencial ficar atento para evitar produtos alcoólicos e garantir não só a segurança ao dirigir, mas a ocorrência de “confusões” envolvendo o bafômetro. Embora as bebidas zero álcool sejam uma opção viável, outros produtos, que podem parecer inofensivos, também contêm pequenas quantidades de álcool.
Confira abaixo uma breve lista de alimentos e bebidas comuns com teor alcoólico, segundo pesquisas divulgadas pelo O Globo, e que devem ser consumidos com cautela.
Alimentos e bebidas com teor alcoólico
1. Pão
O pão pode apresentar um teor alcoólico de 0,04% a 1,9% por volume. O pão passa por um processo de fermentação semelhante ao da cerveja. Apesar de a maior parte do álcool evaporar durante o cozimento, pães com longa fermentação podem conter mais álcool.
2. Sucos de frutas
Os sucis de frutas podem conter até 0,5% por volume. Sucos como o de laranja, maçã e uva podem ter níveis significativos de álcool devido ao seu alto teor de açúcar e processos de fermentação natural.
3. Bananas maduras
A banana madura pode ter até 0,5% por volume. O teor alcoólico das bananas aumenta conforme amadurecem, com frutas mais maduras podendo atingir até 0,5% de álcool.
4. Molho de soja
O molho de soja é feito através de fermentação natural, o molho de soja pode ter um teor alcoólico similar ao de uma cerveja leve, devido à decomposição do amido em etanol. Assim, pode apresentar até 1,5% e 2% por volume.