Anvisa proíbe marcas famosas de sal e margarina nos mercados; Saiba quais

Produtos tinham problemas de qualidade e foram proibidos para garantir a saúde dos consumidores

Author Avatar
em 26/09/2024 Letícia Freitas
Foto: WS Studio/IStock / Imagem ilustrativa de manteiga sendo passada no pão

Clique aqui e escute a receita

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a suspender comercialização de três produtos de manteiga, sal e fígado de frango de marcas famosas, neste ano de 2024. A proibição aconteceu porque os produtos apresentavam problemas na qualidade que poderiam colocar em risco a saúde dos consumidores, causando como vômito, febre e diarreia.

As notificações foram feitas em momentos diferentes ao longo do ano, destacando a urgência de ações rápidas e eficazes. Veja quais foram as marcas e os produtos:

Problemas no Sal Moído Refinado Iodado União

Em maio de 2024, a Anvisa vetou a venda do Sal Moído Refinado Iodado União, fabricado pela Maranata Salineira do Brasil Ltda.

De acordo com a Resolução-RE nº 1.689, publicada em 06/05/2024, o produto não atendia aos níveis adequados de iodo. A falta desse mineral pode levar a problemas como o bócio, o que justificou sua retirada das prateleiras.

>> Leia também: Anvisa proíbe venda de duas marcas de azeite; veja como evitar golpes na hora de comprar.

Suspensão da Manteiga Coopernova

Em junho de 2024, a Anvisa determinou a proibição da manteiga comum com sal da marca Coopernova, referente ao lote N° 0009/3675, produzido entre 28/03/2024 e 05/04/2024. O motivo da suspensão foi a ineficiência no processo de pasteurização lenta do creme, essencial para eliminar microrganismos prejudiciais e assegurar a segurança do produto final.

Contaminação no Fígado de Frango da Ave Nova

Durante o mesmo período, a Anvisa detectou níveis altos de Escherichia coli no lote 284-2 do fígado de frango congelado da marca Ave Nova. Essa bactéria é capaz de provocar infecções sérias. A suspensão do produto foi uma medida essencial para proteger a saúde dos consumidores.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também