Anvisa suspende comercialização de marca de leite em pó em mercados por “possível contaminação bacteriana”

Anvisa suspende importação, venda e distribuição de lotes de leite em pó, conhecidas popularmente como ‘fórmula infantil’ no Brasil, devido a alerta de possível contaminação.

Author Avatar
em 02/10/2024 Anderson Alves
Foto: JERO SenneGs/IStock / Imagem ilustrativa de leite em pó

Clique aqui e escute a receita

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, anunciou a suspensão da importação, venda e distribuição de determinados lotes de leite em pó, conhecidos popularmente como ‘fórmula infantil’ Nutramigen LGG, fabricada pela Reckitt/Mead Johnson Nutrition, nos Estados Unidos. As informações são do site Monitor Mercado.

A medida, de caráter preventivo, foi tomada após um alerta internacional sobre uma possível contaminação bacteriana que poderia comprometer a saúde dos consumidores, especialmente de bebês.

A decisão foi formalizada no Diário Oficial da União em 12 de janeiro de 2024, por meio da Resolução – RE 100, e visa evitar a comercialização de produtos que possam representar riscos à saúde dos brasileiros.

Embora os lotes identificados não tenham sido encontrados no Brasil até o momento, a Anvisa está em alerta máximo para garantir que nenhum desses produtos chegue às prateleiras nacionais.

LEIA TAMBÉM: Queijos, azeites, biscoitos e chocolates: conheça lista de alimentos proibidos pela Anvisa

Lotes interditados da fórmula infantil Nutramigen LGG

Os lotes em questão são:

  • ZL3FHG;
  • ZL3FMH;
  • ZL3FPE;
  • ZL3FQD;
  • ZL3FRW;
  • ZL3FX.

Esses lotes possuem os códigos de barras 300871239418 e 300871239456 e têm validade até 01/01/2025. De acordo com a Anvisa, esses produtos já foram distribuídos em países como Argentina, Canadá, Colômbia, Espanha e Reino Unido. A vigilância brasileira mantém-se atenta para impedir a entrada desses lotes no Brasil.

Imagem ilustrativa de leite em pó

Imagem ilustrativa de leite em pó. Foto: Pixabay

Bactéria ‘Cronobacter sakazakii’

A contaminação em questão envolve a bactéria ‘Cronobacter sakazakii‘, conhecida por causar infecções graves, especialmente em recém-nascidos e bebês com sistemas imunológicos debilitados. Infecções por essa bactéria podem levar a complicações severas, como meningite, enterocolite necrosante e septicemia. Em crianças mais velhas e adultos, as infecções são raras, mas o cuidado continua essencial para proteger os mais vulneráveis.

Uma das formas de prevenção mais eficazes é seguir rigorosamente as instruções de preparação das fórmulas infantis e manter a higiene dos utensílios utilizados. A contaminação bacteriana pode ocorrer facilmente se as práticas de manuseio não forem seguras, por isso, pais e responsáveis devem redobrar a atenção durante o preparo das refeições dos bebês.

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também