Batata com brotos: Pode comer ou deve jogar fora?
Quem nunca se deparou com batatas esquecidas na despensa, exibindo pequenos brotos esverdeados? A dúvida logo surge: podem ser consumidas ou o destino certo é o lixo? Confira o que dizem especialistas

Clique aqui e escute o artigo
Em muitas lares brasileiros, o desperdício de alimentos é uma realidade recorrente. Legumes, frutas e folhas são frequentemente comprados em excesso e, com o passar dos dias, acabam esquecidos nas gavetas da geladeira. Ao longo das semanas, parte desses produtos se deteriora visivelmente, o que facilita sua identificação como impróprios para o consumo.
No entanto, há alimentos que não demonstram sinais claros de deterioração, levantando dúvidas entre os consumidores. Um exemplo clássico é a batata inglesa.
Após alguns dias esquecidas, as batatas podem desenvolver brotos finos. Apesar da aparência inofensiva, eles indicam alterações no tubérculo e que a batata está usando seus nutrientes para crescer uma nova planta.

Batatas inglesas com brotos aparentes – iStock
Em entrevista ao Metrópoles, o biólogo Luiz Fernando Romanholo, docente da Universidade católica de Brasília (UCB), explicou que os brotos surgem como um mecanismo de defesa das batatas contra pragas e doenças. No entanto, devido a essa alteração visível, o tubérculo fica com uma quantidade aumentada de glicoalcaloides, mas especificamente de solanina, um composto químico que pode ser tóxico.
Os glicoalcaloides podem causar intoxicação alimentar e em situações mais graves, os efeitos podem se estender para o sistema neurológico, provocando sintomas como tontura, dor de cabeça e confusão mental, alertou o especialista.
Retirar o broto torna o alimento próprio para consumo?
A remoção do broto da batata pode até reduzir significativamente a presença de substâncias tóxicas, como os glicoalcaloides, mas isso não garante a segurança do alimento.
Segundo Vinicius Sampaio, nutricionista assistente no Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA), toda a batata pode estar comprometida, especialmente quando, além do broto, apresenta coloração esverdeada — sinal de que a toxina pode ter se espalhado por toda a polpa.
Para o site Viva Bem, do UOL, Sampaio afirmou que alimentar-se de uma batata com brotos pode causar diminuição da frequência cardíaca e dos movimentos intestinais, provocando dor de cabeça, náuseas, vômitos, sonolência e arritmias.
Armazenamento correto
O surgimento de brotos está associado a fatores como luz, calor e umidade. Sendo assim, veja como armazenar corretamente a batata:
- Escolha batatas íntegras e armazene em locais secos e frescos;
- Não compre o alimento em quantidade exagerada, para que o tubérculo não permaneça guardado por muito tempo;
- Evite temperaturas muito altas ou baixas;
- Não lave antes de guardar;
- Armazene em locais escuros;
- Evite armazenar batatas em sacos plásticos.
Veja vídeos do Receita da Boa: