Batata inglesa x batata doce: Qual a melhor opção para perder peso?
Já teve dúvida qual a melhor batata para consumir na sua dieta saudável? Veja o que o nutrólogo indica para você seguir na sua alimentação!
Clique aqui e escute a receita
A procura por uma alimentação saudável é cada vez mais recorrente e pode gerar algumas dúvidas de qual alimento cortar ou manter na dieta.
Nesse tema, é comum haver comparações entre as batatas inglesas e doce. Afinal, qual delas é ideal para um consumo voltado para o emagrecimento?
Para responder essas dúvidas, o nutrólogo Dr. Gustavo de Oliveira Lima detalha o perfil nutricional de cada uma delas para ajudar no seu cardápio saudável.
Leia também: Entenda por que as bananas ficam pretas e 3 truques para evitar
Batata inglesa
Muito vista como uma vilã para dieta, a batata inglesa é uma fonte rica em vitaminas e minerais, em especial das vitamina C, potássio e vitamina B6.
O profissional explica que a batata inglesa tem menos calorias por porção do que a batata doce, totalizando cerca de 77 kcal por porção de 100g.
Mesmo com suas vantagens, é verdade que a batata inglesa conta com um índice glicêmico elevado, o que faz com que seus carboidratos sejam absorvidos rapidamente,
Essa absorção mais rápida pode “gerar picos de glicose no sangue e aumentar a fome pouco tempo após o consumo, o que pode dificultar o controle de peso”, informa Lima.
Perfil nutricional da batata inglesa
- Calorias por porção (100g): 77 kcal
- Carboidratos: 17g
- Proteínas: 2g
- Fibras: 2,2g
- Gorduras: 0,1g
- Índice glicêmico: 78 (alto)
- Vitaminas e minerais: Boa fonte de
Leia também: Truque com abacate para emagrecer muito rápido no café da manhã
Batata doce
Além do gosto diferente, a batata doce se destaca com propriedade nutricionais diferentes, em especial o seu índice glicêmico baixo, que a torna a queridinha das dietas.
O nutrólogo explica que a batata doce colabora para o emagrecimento pois os seus “carboidratos são liberados mais lentamente no sangue, ajudando a manter a sensação de saciedade por mais tempo”.
Dessa forma, o controle da fome vira uma tarefa mais fácil. Além da concentração de vitamina A, vitamina C, potássio e antioxidantes presentes na raiz.
Perfil nutricional da batata doce
- Calorias por porção (100g): 86 kcal
- Carboidratos: 20g
- Proteínas: 1,6g
- Fibras: 3g
- Gorduras: 0,1g
- Índice glicêmico: 44 (baixo)
- Vitaminas e minerais: Rica em vitamina A, vitamina C, potássio e antioxidantes.
Leia também: Veja quais são as 3 melhores farinhas sem glúten e com proteínas
O que diz o profissional
Apesar da batata inglesa colaborar com o aumento da fome e o acúmulo de gordura abdominal em consumo excessivo, não é motivo para eliminá-la completamente do seu cardápio.
O doutor Gustavo explica que ela pode ser uma boa opção para dieta se for combinada com fontes de proteínas e gordura saudável, que podem reduzir seu impacto glicêmico no corpo.
“Se o objetivo é emagrecimento, a batata-doce leva uma pequena vantagem por sua composição de carboidratos complexos e baixo índice glicêmico, o que ajuda a manter a saciedade por mais tempo e evita picos de insulina. No entanto, a batata-inglesa pode ser uma aliada quando usada com sabedoria, especialmente se você precisa de uma fonte rápida de energia para o dia a dia“, informa o médico.
Leia também: Guia de medidas de cozinha: Veja quantos ml tem uma xícara para receitas
É preciso saber como preparar bem o seu cardápio fit de maneira inteligente para combinar os ingredientes certos e ainda poder aproveitar diferentes tipos de alimentos. Veja como o nutrólogo indica abaixo:
Dicas gerais para o preparo da batata doce:
- Porção ideal: Entre 100g e 150g por refeição.
- Preparo ideal: Assada, cozida ou em purê.
- Combinação ideal: Combine a batata doce com proteínas magras, como frango grelhado ou peixe.
Dicas gerais para o preparo da batata inglesa:
- Porção ideal: Cerca de 100g por refeição.
- Preparo ideal: Assada ou cozida e com a casca.
- Combinação ideal: Combine com proteínas de absorção lenta, como carnes magras e frango.
VEJA TAMBÉM