BBB 25: Como Gracyanne Barbosa pode substituir os 40 ovos diários se cair na xepa? Nutricionista dá dicas
Poucas horas antes da estreia do reality, a sister declarou que seria capaz de trocar tudo por ovo.
Clique aqui e escute o artigo
Gracyanne Barbosa, de 41 anos, está entre os participantes do BBB 25, que começa nesta segunda-feira (13). A sister vai integrar o grupo camarote ao lado de sua irmã mais nova, Giovanna.
Conhecida por sua disciplina alimentar, a musa fitness consome cerca de 1.200 ovos por mês, ou seja, 40 ovos por dia, sendo 10 inteiros e 30 apenas as claras.
Ver essa foto no Instagram
Desde o anúncio de sua participação no reality, as redes sociais têm debatido uma questão: como Gracyanne manterá sua dieta sem os 40 ovos diários na xepa? Na tarde desta segunda-feira (13), antes de seguir com a caravana BBB para o confinamento, Gracyanne brincou em entrevista a Thiago Oliveira: “Tá tudo certo, eu troco pão, chocolate, tudo por ovo”.
>>Leia também: 5 vinhos para acompanhar a estreia do BBB 25 em grande estilo!
Segundo informações do Viver Bem da UOL, os ovos são considerados uma proteína de padrão ouro, fornecendo uma grande quantidade desse macronutriente com poucas calorias e baixo teor de gordura, especialmente quando as gemas são descartadas.
Desafios e adaptações na xepa
Se Gracyanne cair na xepa, onde os alimentos são limitados, manter sua rotina alimentar pode ser complicado. Nas edições anteriores do BBB, os alimentos disponíveis incluíam fígado, dobradinha, moela, língua de boi, arroz, feijão, pão e biscoitos. Apesar das restrições, o nutricionista Samuel Pompeu aponta que a influenciadora pode adaptar sua dieta para garantir o aporte necessário de proteínas.
Uma das melhores opções seria a moela de frango. Pompeu explica: “Para atingir uma quantidade de proteínas semelhante à dos ovos que ela consome, Gracyanne precisaria comer cerca de 850 gramas de moela por dia. Isso forneceria 250 gramas de proteína, 23 gramas de gordura e aproximadamente 1240 calorias, uma equivalência calórica próxima à dos 40 ovos, mas com maior teor de proteína e menos gordura”.
Outra alternativa viável seria a dobradinha, que em uma porção de 600 gramas oferece 65 gramas de proteína, mas com um teor calórico mais alto — cerca de 1290 calorias — e 70 gramas de gordura.
Benefícios das carnes da xepa
Embora alguns torçam o nariz para alimentos como fígado e miúdos, o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, recomenda o consumo de vísceras pelo menos uma vez por semana, pois são excelentes fontes de ferro com alta biodisponibilidade. Um bife de fígado bovino de 100 gramas, por exemplo, pode fornecer 51% das necessidades diárias de proteína e quase 70% do ferro necessário para um adulto.
Com essas estratégias, Gracyanne pode adaptar sua alimentação e manter sua dieta rica em proteínas mesmo na xepa, garantindo energia e suporte para enfrentar os desafios do BBB 25.