Bistrô do Alto: Legado familiar que transformou periferia no Recife em destino gastronômico
Localizado em uma escadaria no Alto Santa Isabel, o bistrô se destaca por seus pratos originais e pelo compromisso com a economia local e inclusão
Clique aqui e escute a receita
Com direito a uma vista encantadora da Zona Norte do Recife e a um cardápio digno de elogios, quem visita o Bistrô do Alto sempre sai do local com o celular repleto de fotos e comentários sobre a excelente experiência gastronômica e cultural que o ambiente proporciona.
À frente desse sucesso estão a empreendedora Angélica Nobre e seus filhos, Iury e Mariana, que juntos fazem o restaurante funcionar na área externa de sua residência, localizada na escadaria da Rua Altino, no Alto Santa Isabel, na periferia da capital.
O sonho da família Nobre de ter um restaurante foi realizado em 2022, graças ao edital ‘Negros, Negócios e Alimentação‘ do Fundo Baobá, que visa promover a equidade racial e mobiliza recursos para impulsionar pequenos negócios em comunidades do Grande Recife.
O projeto social forneceu todo o suporte necessário para tirar o negócio do papel e concretizar as primeiras etapas do empreendimento.
Com o apoio financeiro e técnico, o restaurante surgiu com o objetivo de atrair os mais exigentes paladares e impulsionar o turismo periférico no bairro.
“É muito bom ver os clientes entrando no meu restaurante. Amo ver esse espaço cheio de gente. Pessoas que vêm de todas as regiões do estado e sobem a escadaria para comerem aqui”, diz Angélica, que, além de comandar o Bistrô, também é responsável pelo Angu Culinária Sustentável e Afetiva, um projeto itinerante de segurança alimentar e nutricional que promove o uso integral dos alimentos e a redução do descarte.
Economia circular no Alto Santa Isabel
No verdadeiro conceito de um bistrô, o restaurante oferece um refúgio urbano onde os clientes podem desfrutar de pratos de uma culinária caseira e aconchegante, acompanhados de bebidas e sobremesas deliciosas, em um ambiente intimista.
Segundo Iury Nobre, essa experiência só é possível graças à colaboração de muitas mãos no passado e à força da comunidade que abraçou o Bistrô do Alto até hoje.
Como forma de agradecer esse apoio, o restaurante prioriza a contratação de moradores do bairro, oferecendo oportunidades de trabalho e fortalecendo a economia local.
Além disso, todos os insumos utilizados são comprados em estabelecimentos de outros empreendedores da comunidade, criando uma rede de apoio mútuo e impulsionando o desenvolvimento econômico da área.
“Nós buscamos contratar pessoas da comunidade e compramos insumos daqui, assim movimentamos a economia local e mostramos que é possível ter um comércio de qualidade na periferia“, revela Iury, formado em Administração, que utiliza os ensinamentos da sua formação para gerir o negócio.
Ver essa foto no Instagram
Para o jovem Denis Lima, de 23 anos, que trabalha no bistrô, a experiência como funcionário é verdadeiramente acolhedora. Ele se sente realizado ao fazer parte de um empreendimento que cria oportunidades para os moradores do Alto Santa Isabel, fortalecendo a comunidade e trazendo um senso de pertencimento.
“É uma sensação acolhedora, pela experiência de poder trabalhar com pessoas diversas, que se respeitam e que nas divisões das tarefam se ajudam, tornando o ambiente favorável para que o trabalho venha fluir tranquilamente. Sendo assim, oportunizando indivíduos da própria comunidade onde o restaurante funciona”, afirma o funcionário.
Gastronomia premiada e criativa
É através da paixão e dedicação de talentos como Denis que o Bistrô do Alto cria pratos deliciosos e originais, que levam a experiência do cliente a outro nível.
Entre os destaques do bistrô estão os irresistíveis caldinhos, os bolinhos empanados de legumes com queijo frito, a caldeirada repleta de sururu e outros frutos do mar, além dos dadinhos de tapioca acompanhados de uma geleia caseira de pimenta.
No entanto, o prato que mais conquista os paladares é o requeijão caseiro de inhame com tomate confitado e crispy, que gerou tantos elogios que representou o Bistrô do Alto no renomado Comida Di Buteco no ano passado. O concurso é um dos mais prestigiados da gastronomia nacional.
Além das delícias citadas, o cardápio do restaurante apresenta opções veganas a preços acessíveis, como a moqueca de legumes e banana-da-terra. O prato é feito com leite de coco e azeite de dendê.
Como chegar ao Bistrô do Alto?
Para aproveitar os deliciosos pratos e a vista deslumbrante do Bistrô do Alto, é fundamental utilizar o GPS para facilitar a sua chegada. Existem duas opções de acesso ao local.
A primeira é subir o Alto Santa Isabel, seguindo pela rua homônima. Ao chegar em frente à Escola Municipal Draomiro Chaves Aguiar, você deve estacionar o carro e descer pela escadaria que fica ao lado do muro da instituição de ensino.
A segunda opção é acessar pela Estrada do Arraial, que se localiza no bairro de Casa Amarela. Neste caso, ao chegar em frente à APAE, basta subir a escadaria que leva diretamente ao restaurante.
Saiba que o Bistrô do Alto é o lugar ideal para reunir amigos e familiares. Além disso, o ambiente é pet friendly, permitindo que os clientes tragam seus animais de estimação enquanto desfrutam das refeições.
O bistrô funciona de sexta a domingo, das 11h às 16h.
Ver essa foto no Instagram