Como fazer granola caseira? Veja como fazer granola saudável em casa
Prepare uma granola saudável sem aveia e rica em nutrientes com amaranto e quinoa. Ideal para quem busca uma alimentação balanceada e opções para diabéticos.
Clique aqui e escute a receita
Muitas pessoas pedem opções de receitas saudáveis para diabéticos, e foi com isso em mente que criei essa granola caseira sem aveia, adoçada naturalmente com frutas. Embora a aveia seja o ingrediente mais comum nas granolas, é possível preparar uma versão ‘low carb’ utilizando flocos ainda mais nutritivos.
Para essa versão de granola saudável, substituí a aveia por flocos de amaranto e quinoa, ricos em nutrientes e perfeitos para o consumo diário.
Ingredientes para a Granola Saudável Low Carb
Na maioria das vezes, é difícil encontrar granola sem aveia, já que ela é um dos ingredientes base mais usados. No entanto, essa versão não contém aveia, o que a torna uma excelente opção para quem busca uma alimentação mais saudável e com menos carboidratos.
Utilizei flocos de amaranto e quinoa, que, além de terem texturas diferentes dos flocos de aveia, trazem inúmeros benefícios nutricionais. Os flocos de amaranto, por exemplo, são mais densos, enquanto os de quinoa são menores, o que proporciona uma crocância única.
Para a calda:
- 5 tâmaras jumbo sem semente;
- 1/4 xícara passas brancas;
- 1/4 xícara água quente;
- 1/3 xícara óleo de coco derretido;
- 1/4 xícara manteiga de amendoim;
- 1 colher chá essência baunilha + 1 colher chá canela em pó + 1/2 colher chá cravo em pó + pitada de noz-moscada + pitada de sal (ingredientes opcionais).
Para a granola caseira:
- 250 g amaranto em flocos;
- 250 g quinoa em flocos;
- 1/2 xícara sementes de abóbora;
- 1/2 xícara sementes de girassol;
- 1/2 xícara nozes;
- 1/2 xícara castanha-do-brasil;
- 1/3 xícara sementes de chia.
Modo de preparo:
- Coloque as tâmaras e as passas de molho na água quente com o óleo de coco derretido. Deixe descansar até que estejam macias.
- Transfira as frutas hidratadas para um liquidificador ou mixer, e bata junto com a manteiga de amendoim, a baunilha, a canela, o cravo, a noz-moscada e o sal, até formar uma pasta homogênea.
- Em uma tigela grande, combine os flocos de amaranto, quinoa, sementes de abóbora, girassol, nozes, castanha-do-brasil e chia. Despeje a calda de frutas sobre a mistura e mexa bem até que tudo esteja uniformemente incorporado.
- Preaqueça o forno a 160ºC. Espalhe a granola em uma assadeira grande de 30×40 cm. Asse por 15 minutos, mexa, e asse por mais 10 minutos. Mexa novamente e asse por mais 10 minutos.
- Desligue o forno e deixe a granola esfriar lá dentro para garantir uma textura crocante.
- Guarde a granola em um pote de vidro bem vedado e consuma em até 3 meses.
Benefícios do Amaranto e Quinoa
- Amaranto: Rico em fibras, proteínas, minerais como ferro, cálcio e magnésio, além de conter 7 aminoácidos essenciais (lisina, leucina, isoleucina, treonina, triptofano, metionina e valina).
- Quinoa: Uma excelente fonte de fibras, proteínas, ferro, zinco, magnésio e vitaminas do complexo B (B3, B5, B6 e B9).
Caso não encontre os flocos de amaranto ou quinoa, você pode optar por utilizar flocos de aveia, sem comprometer a qualidade e os benefícios dessa receita.