Como fazer um Caderno de Receitas? Veja um jeito maravilhoso de eternizar as fórmulas culinárias da família!
Fazer um caderno de receitas é uma forma linda de guardar e espalhar amor aos seus entes queridos. Além disso, ele lhe ajuda a organizar as melhores receitas e fazer com que elas se eternizem e melhorem cada vez mais
Clique aqui e escute a receita
Você sabia que é possível guardar para sempre as melhores receitas que você já fez em casa? Assim como as vovós, que repassam nos seus caderninhos as receitas da família de geração para geração, você também pode fazer o mesmo!
Guardar com carinho as lembranças em família tão tem preço. A cozinha é um dos melhores locais para estreitar os laços e criar memórias afetivas. Ela é o coração das casas; o lugar de é semeado nosso alimento e nossa subsistência para viver.
E se, como diz o clichê, “a gente é o que a gente come”, uma cozinha que produz alimentos repletos de amor são a chave de uma casa, uma família e uma vida harmônicas e felizes!
Para que isso seja uma realidade para você, trouxemos este guia simples e descomplicado, com base nas dicas do Blog Mundo Vem, para você criar o seu próprio caderno de receitas. Veja como!
1º passo: Escolha seu caderno de receitas
É importante ter em mente qual caderno escolher. Para isso, o primeiro passo é entender com que frequência ele será usado. Se você pensa em usá-lo todos os dias, talvez um caderno maior seja mais viável. Mas para você que planeja usá-lo mais esporadicamente, um modelo menor pode ser a pedida ideal.
A principal recomendação é que a capa seja resistente e agradável aos seus olhos. É importante que seja bonito, afinal de contas, ele é como um álbum de fotos, um verdadeiro mural de recordações. Lembre-se que, no futuro, você e seus familiares vão folheá-lo com muito amor e carinho.
2º passo: Divida os capítulos
Dividir os capítulos com post-its é uma bela forma de organizar seu caderno sem perder a beleza do item. Além disso, esse hábito vai facilitar sua vida na hora de encontrar receitas que você queira encontrar.
Essas divisões variam de acordo com suas demandas e gostos, mas algumas opções que podem funcionar bem são: Receitas de almoço, de jantar, de café da manhã, light, doces e sobremesas, experimentações, lanches etc.
3º passo: preze por páginas inspiradoras
Além da capa, é muito bom que o caderno tenha um design charmoso e convidativo nas páginas, para que seja agradável de ver e manusear.
A melhor parte é que você pode adaptá-las e inserir memórias ao seu gosto! Faça receitas em conjunto, tire fotos e coloque-as nas páginas! Você poderá ver posteriormente não só o resultado, mas quem participou da confecção da receita em destaque.
Outra dica é fazer com que cada membro da família escreva uma receita à mão, o que vai elevar ainda mais a intimidade daquele caderno e ajudar a criar ainda mais recordações bonitas e memórias afetivas.
4º passo: Escreva avaliações e feedbacks das receitas
Atribuir notas às receitas, de zero a cinco estrelas, ou notas de zero a dez, a fim de avaliar o quão boas são, é uma excelente forma de se lembrar quais valem e quais não valem à pena repetir.
Deixe um recado sobre o que você não gostou, o que você amou, e sobre o que poderia fazer de diferente na próxima vez. Isso vai lhe poupar tempo e esforço, além de aprimorar ainda mais as suas receitas!
Dica extra: Encadernar ou encapar com plástico adesivo
Como este caderno é um utensílio que vai ser usado na cozinha, ele estará sempre sujeito à sujeira, à água e acidentes que possam danificar sua estrutura e conteúdo.
Por isso, depois de preenchidas algumas páginas, você pode plastificá-las para evitar que acumulem sujeiras desnecessárias, ou que sua percam sua vida útil com o tempo. Você pode fazer isso até mesmo usando fitas durex, cobrindo toda a face da páginas preenchidas.
Dica extra 2: Organize um ‘Planner de Receitas’
Um Planner de receitas é uma agenda que define o que você vai cozinhar ao longo da semana. Isso facilita inclusive na hora de fazer as compras e ajuda a economizar, visto que você já vai saber exatamente o que comprar, abrindo menos margem para gastos desnecessários.
Organize o Planner com receitas do seu caderno e, se necessário, use um caderno diferente para cada. Assim, você terá uma cozinha e, consequentemente, uma vida mais organizada e harmônica.