Conheça 5 truques do roteador seu roteador Wi-Fi que turbina sua casa conectada
Você sabia que a porta USB do seu roteador pode transformar sua rede doméstica? Descubra 5 funções poderosas que facilitam seu dia a dia!

Clique aqui e escute o artigo
O roteador Wi-Fi pode significar mais para a sua casa do que o centro da sua conexão com a internet. Se ele possui uma porta USB, você está diante de um recurso poderoso e pouco explorado. Essa entrada discreta pode transformar sua rede doméstica com funções que aumentam a produtividade, melhoram o conforto e até reforçam a segurança digital.
Conheça cinco usos inteligentes da porta USB, divulgados pelo portal Uno do roteador que podem facilitar (e muito!) sua vida:
5 funções incríveis do porta USB do roteador que pouca gente conhece
1. Transforme seu roteador em um servidor doméstico
Conecte um HD externo ou pen drive à porta USB e compartilhe arquivos com todos os dispositivos da rede, como se tivesse um mini servidor pessoal. Ideal para acessar músicas, filmes e documentos de qualquer cômodo da casa — tudo sem cabos.
2. Crie sua própria nuvem privada, sem custos mensais
Com um pouco de configuração, você pode acessar remotamente os arquivos do seu USB conectado ao roteador — mesmo fora de casa. É uma alternativa segura, prática e gratuita a serviços como Google Drive e Dropbox.
3. Torne sua impressora antiga em uma versão “sem fio”
Se sua impressora não tem Wi-Fi, conecte-a à porta USB do roteador (se for compatível) e imprima de qualquer dispositivo na rede, sem precisar de cabos ou Bluetooth.
4. Agende backups automáticos para proteger seus arquivos
Alguns roteadores permitem configurar backups automáticos para uma unidade USB conectada. Com isso, você garante a segurança dos seus dados sem depender da nuvem ou de dispositivos externos conectados diretamente ao PC.
5. Baixe arquivos mesmo com o computador desligado
Alguns roteadores com porta USB suportam gerenciadores de download. Você pode iniciar downloads pelo celular ou navegador, e o roteador salva os arquivos diretamente no armazenamento USB — sem precisar deixar o computador ligado.