Conheça os diferentes tipos de óleo de cozinha e saiba como usar
O óleo é um ingrediente importante utilizado em diversos tipos de alimentos. Ele tem uma composição nutritiva que auxilia no transporte de vitaminas, produção de hormônios, cicatrização e muito mais….
Clique aqui e escute a receita
O óleo é um ingrediente importante utilizado em diversos tipos de alimentos. Ele tem uma composição nutritiva que auxilia no transporte de vitaminas, produção de hormônios, cicatrização e muito mais.
Você sabe qual óleo escolher para sua dieta ou receita? A variedade de opções no mercado pode gerar muitas dúvidas.
A nutricionista Tamiris Pitana, da Água Doce Sabores do Brasil, desmistifica os óleos de cozinha, revelando qual o mais indicado para cada receita. Confira:
Óleo de soja
Ideal para frituras e cozimentos por resistir a altas temperaturas. Rico em vitamina E e ômega 3 e 6, possui ação antioxidante e anti-inflamatória.
Óleo de girassol
Perfeito para refogados e temperos. Fonte de ômega 6 e vitamina E, combate os radicais livres e retarda o envelhecimento celular.
Óleo de milho
Rico em ômega 6, o óleo de milho auxilia na saúde cardiovascular e da pele. Ideal para frituras e refogados, graças à sua alta resistência ao calor.
Óleo de coco
Com propriedades antifúngicas, esse óleo é versátil e resistente ao calor, além de ajudar a reduzir o colesterol e os níveis de açúcar no sangue. Perfeito para frituras.
Óleo de linhaça
Rico em ômega 3 e 6, o óleo de linhaça possui ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando a reduzir o colesterol e os triglicerídeos.
Ideal para consumo frio, como tempero de saladas, devido ao seu sabor característico e à perda de nutrientes em altas temperaturas.
Azeite de oliva
Fonte de gorduras saudáveis e vitaminas, o azeite de oliva é um clássico da culinária. O azeite virgem pode ser usado em preparações quentes, mas também é recomendado o consumo a frio.
Óleo de canola
Conhecido por seus benefícios à saúde, o óleo de canola reduz o colesterol e é rico em vitaminas E e K. Ideal para refogar e grelhar, graças à sua composição equilibrada de ácidos graxos.
Óleo composto
Mistura de diferentes óleos, como azeite e óleo de soja, o óleo composto pode variar em sua composição.
É importante verificar o rótulo para conhecer os ingredientes e suas proporções. Adapta-se bem a diversas preparações, mas seu perfil nutricional pode variar.
Óleo de algodão
Comum em restaurantes, o óleo de algodão tem odor neutro e é fonte de vitamina E. Versátil, pode ser usado em frituras, massas e até em cosméticos.