Conheça os diferentes tipos de óleo de cozinha e saiba como usar

O óleo é um ingrediente importante utilizado em diversos tipos de alimentos. Ele tem uma composição nutritiva que auxilia no transporte de vitaminas, produção de hormônios, cicatrização e muito mais….

Author Avatar
em 04/10/2024 Marilia Pessoa
Foto: Reprodução/iStock / Imagem ilustrativa de um óleo

Clique aqui e escute a receita

O óleo é um ingrediente importante utilizado em diversos tipos de alimentos. Ele tem uma composição nutritiva que auxilia no transporte de vitaminas, produção de hormônios, cicatrização e muito mais.

Você sabe qual óleo escolher para sua dieta ou receita? A variedade de opções no mercado pode gerar muitas dúvidas.

A nutricionista Tamiris Pitana, da Água Doce Sabores do Brasil, desmistifica os óleos de cozinha, revelando qual o mais indicado para cada receita. Confira:

Óleo de soja

Ideal para frituras e cozimentos por resistir a altas temperaturas. Rico em vitamina E e ômega 3 e 6, possui ação antioxidante e anti-inflamatória.

Óleo de girassol

Perfeito para refogados e temperos. Fonte de ômega 6 e vitamina E, combate os radicais livres e retarda o envelhecimento celular.

Óleo de milho

Rico em ômega 6, o óleo de milho auxilia na saúde cardiovascular e da pele. Ideal para frituras e refogados, graças à sua alta resistência ao calor.

Óleo de coco

Com propriedades antifúngicas, esse óleo é versátil e resistente ao calor, além de ajudar a reduzir o colesterol e os níveis de açúcar no sangue. Perfeito para frituras.

Óleo de linhaça

Rico em ômega 3 e 6, o óleo de linhaça possui ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando a reduzir o colesterol e os triglicerídeos.

Ideal para consumo frio, como tempero de saladas, devido ao seu sabor característico e à perda de nutrientes em altas temperaturas.

Azeite de oliva

Fonte de gorduras saudáveis e vitaminas, o azeite de oliva é um clássico da culinária. O azeite virgem pode ser usado em preparações quentes, mas também é recomendado o consumo a frio.

Óleo de canola

Conhecido por seus benefícios à saúde, o óleo de canola reduz o colesterol e é rico em vitaminas E e K. Ideal para refogar e grelhar, graças à sua composição equilibrada de ácidos graxos.

Óleo composto

Mistura de diferentes óleos, como azeite e óleo de soja, o óleo composto pode variar em sua composição.

É importante verificar o rótulo para conhecer os ingredientes e suas proporções. Adapta-se bem a diversas preparações, mas seu perfil nutricional pode variar.

Óleo de algodão

Comum em restaurantes, o óleo de algodão tem odor neutro e é fonte de vitamina E. Versátil, pode ser usado em frituras, massas e até em cosméticos.

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também