Conheça quais eram os pratos preferidos do Papa Francisco, que faleceu nesta segunda (21), aos 88 anos

O livro “The Vatican Cookbook” revelou os pratos favoritos do Papa Francisco, Bento XVI e São João Paulo II, com curiosidades da Guarda Suíça

Author Avatar
em 22/04/2025 Anderson Alves
Foto: Divulgação/Amazon e Instagram @franciscus / livro revela preferencias gastronomicas do Papa Francisco

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

0 / 5. 0

O Papa Francisco, que faleceu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos, não só será lembrado por sua simplicidade, empatia e dedicação à fé católica, mas também por seus gostos culinários singelos, revelados ao mundo em uma obra bastante curiosa: o livro The Vatican Cookbook.

Produzido por três membros da Guarda Suíça, o projeto reúne receitas, histórias e tradições gastronômicas que marcaram o cotidiano do Vaticano — incluindo os pratos preferidos dos últimos pontífices.

Livro "The Vatican Cookbook", que conta as tradições alimentares dos pontifices no Vaticano

Livro “The Vatican Cookbook”, que conta as tradições alimentares dos pontifices no Vaticano. Foto: Divulgação/Amazon

O livro foi idealizado pelo então comandante da Guarda Suíça, Coronel Daniel Anrig, e desenvolvido com o talento culinário do jovem guarda e chef profissional David Geisser, além do sargento Erwin Niederberger.

A ideia inicial era divulgar a história da Guarda Suíça e atrair novos recrutas, mas o projeto tomou outro rumo ao perceberem que entre eles havia um verdadeiro chef com paixão por gastronomia e dom para escrever.

Mais do que um simples compilado de receitas, The Vatican Cookbook mergulha na vida cotidiana dos guardas e nas tradições alimentares do Vaticano.

Os autores entrevistaram membros da Guarda Suíça e figuras importantes da Santa Sé, além de explorarem locais históricos para enriquecer o conteúdo.

O livro traz ainda fotos de Katarzyna Artymiak, que já trabalhou em materiais oficiais do Vaticano, e inclui orações feitas antes das refeições, em uma mescla entre fé e gastronomia.

Quando ainda em vida, os Papas Francisco e o então Emérito Bento XVI receberam o livro com entusiasmo por ambos, especialmente por incluir pratos que marcaram suas vidas.

LEIA TAMBÉM: Crepioca de banana fit: receita fácil e saudável para a dieta

Quais os pratos preferidos do Papa Francisco?

Francisco, nascido na Argentina, era fã dos sabores de sua terra natal. Seus pratos favoritos incluíam alfajores, doce de leite, ‘la colita del cuadril’ (um corte bovino), salgadinhos de pepperoni e a tradicional ‘pizza a cavalo’.

Bento XVI, de origem alemã, apreciava o kirschenmichel — uma sobremesa com pão, canela, cravo, baunilha, amêndoas e cerejas — além de porco assado com dumplings e a salada de salsichas de Regensburg.

São João Paulo II, por sua vez, gostava de pratos típicos da Polônia, como pierogi (massa recheada), fleischvogel (carne enrolada) e kuchen, uma torta de maçã.

Além dos gostos pessoais dos papas, o livro traz receitas italianas e da própria Guarda Suíça, como polenta com frango, porco assado e o clássico tiramisú. Parte da renda obtida com as vendas do livro foi destinada à campanha One Human Family, Food for All, da Cáritas, que combate a fome no mundo.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também