Dia Mundial do Diabetes: Nutricionista destaca alimentos que ajudam a reduzir a hiperglicemia

No Dia Mundial do Diabetes, saiba com uma especialista como a alimentação correta pode reduzir a hiperglicemia e ajudar na prevenção.

Author Avatar
em 13/11/2024 Anderson Alves
Foto: spukkato/IStock / Imagem ilustrativa de alimentos em formato de coração e um medidor de glicose

Clique aqui e escute a receita

Nesta quinta-feira, 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes visa conscientizar sobre a importância da prevenção e do controle dessa condição crônica. Criada em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), essa data reforça a necessidade de um estilo de vida saudável para evitar o diabetes e seus riscos.

A doença é muitas vezes silenciosa, com sintomas iniciais leves, como fome e sede constantes, cicatrização lenta, vontade de urinar frequentemente e formigamento nas extremidades. Ignorar esses sinais pode resultar em complicações graves, incluindo danos aos rins, cegueira, lesões nos nervos e até AVC e infarto.

Segundo a nutricionista Renata Freire, do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), o estilo de vida é essencial na prevenção e controle da diabetes, especialmente através da alimentação. Ela explica que optar por alimentos integrais, frutas, vegetais e proteínas magras pode reduzir a hiperglicemia e melhorar a resistência à insulina.

O consumo frequente de açúcar de mesa, alimentos ultraprocessados, bebidas açucaradas, carnes com gordura e alimentos refinados aumenta a chance de acometimento da doença”, ressalta a especialista.

Além de seguir uma dieta equilibrada, Renata destaca o desafio diário que os diabéticos enfrentam para manter a glicose sob controle. Reduzir alimentos ricos em açúcar e evitar bebidas açucaradas é essencial para o bem-estar. O controle glicêmico eficiente ajuda a minimizar as complicações da doença e a melhorar a qualidade de vida dos portadores de diabetes.

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também