Dia Mundial do Pão tem programação especial no Parque da Jaqueira, no Recife
Participe da comemoração do Dia Mundial do Pão no Parque da Jaqueira com atividades de saúde, história e ação social! Confira os detalhes.
Clique aqui e escute a receita
Nesta quarta-feira, 16 de outubro, o Parque da Jaqueira, localizado na Zona Norte do Recife, será o palco de uma ação especial em comemoração ao Dia Mundial do Pão. Organizado pela Entidade de Panificação de Pernambuco (EPÃO), o evento promete atividades voltadas à saúde, nutrição e ação social, oferecendo aos recifenses uma manhã cheia de aprendizado e cuidados gratuitos.
A programação começou logo cedo, às 6h, com palestras educativas sobre a história do pão e sua importância ao longo dos séculos. Além disso, os visitantes estão podendo aprender mais sobre o valor nutricional desse alimento tão presente na dieta do brasileiro.
Representantes da EPÃO explicarão como o pão fabricado no Brasil é enriquecido com ácido fólico (vitamina B9) e ácido ascórbico (vitamina C), nutrientes que contribuem para a imunidade e o bem-estar de idosos e crianças. Paulo Pereira, presidente da entidade, reforça que o pão também contém ferro e cálcio, essenciais para a saúde desses dois grupos.
O evento contará com a parceria do Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE), que realizará exames gratuitos de pressão arterial e níveis de glicose para o público presente. Além disso, os 200 primeiros participantes serão presenteados com um passaporte para um café da manhã especial oferecido pela EPÃO.
Uma das principais metas dessa celebração é desmistificar o papel do pão na alimentação, combatendo mitos e reforçando seu valor nutricional. Para simbolizar a importância do alimento na sociedade, duas entidades sociais que atendem idosos e crianças receberão um crédito de cinco mil pães cada.
Dia Mundial do Pão
O Dia Mundial do Pão foi instituído em 2000 pela União de Padeiros e Confeiteiros de Nova Iorque, e a história do alimento remonta a 14.500 anos na Jordânia. O pão, como conhecemos hoje, surgiu há 4.000 anos no Egito, e chegou ao Brasil em 1500, trazido pelos portugueses.
A primeira menção histórica ao pão no Brasil aparece na famosa Carta de Pero Vaz de Caminha, que relata o oferecimento do alimento aos índios que habitavam o território.