É mais saudável cozinhar na airfryer?

Muitas pessoas estão optando por mudar a forma de cozinhar os alimentos para utilizar a airfryer, ferramenta que não necessita de óleo, mas será que preparar os alimentos na airfryer é realmente mais saudável? Confira tudo sobre essa nova tendência gastronômica.

Author Avatar
em 10/04/2024 Zayra Pereira
Foto: Reprodução/IStock / Imagem: Pedaços de batatas douradas assadas dentro do cesto da airfryer.

Clique aqui e escute a receita

A airfryer tem feito muito sucesso no Brasil por revolucionar a maneira de cozinhar os alimentos. Sem a necessidade de óleo, muitos utilizam a ferramenta para auxiliar no preparo de alimentos em dietas e estilos de vida mais saudáveis. No entanto, alguns especialistas apontam que o uso frequente do maquinário não faz bem para a saúde.

Benefícios X Malefícios

  • Um dos principais benefícios da airfryer é a redução das gorduras no preparo dos alimentos, pois como funciona a partir da rotação do calor, não existe a necessidade de acrescentar nenhum outro tipo de óleo, banha ou gordura para cozinhar.
  • O malefício da airfryer é justamente a cocção, no caso a aplicação do calor, nos alimentos. Apesar de não necessitar de óleo, o preparo de alguns alimentos na airfryer pode ocasionar a perda dos nutrientes e vitaminas, a exemplo dos alimentos ricos em amido, como a batata.

Qual o melhor jeito de usar a airfryer

É recomendado o uso da airfryer para o preparo de carnes vermelha, frango, peixe, entre outros alimentos proteicos, sempre em alta temperatura para reduzir os impactos na função nutricional dos alimentos.

É interessante que você varie o tipo de cozimento dos alimentos, podendo levar a forno, grelhar, cozinhar em banho-maria entre outros, o importante é sempre conciliar o sabor, a saúde e a praticidade.

 

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também