É melhor comer laranja, tangerina ou mexerica? Veja benefícios de cada uma

Incluir laranja, tangerina ou mexerica é uma boa opção para quem procura mais vitamina C na alimentação. Veja diferenças entre cada uma das frutas

Author Avatar
em 19/08/2024 Flávio Oliveira

Clique aqui e escute a receita

Na hora de escolher uma fruta rica em vitamina C, é comum que surja a dúvida: laranja, tangerina ou mexerica? Qual delas é a melhor opção?

“Laranja e mexerica são tipos de cítricos, mas são bem semelhantes. As diferenças estão no tamanho e no sabor, mas ambas são ricas em vitamina C”, explica a médica nutróloga Isolda Prado, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, em entrevista ao Terra.

Quanto à quantidade de vitamina C, a especialista esclarece que a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) fornece valores médios, e as quantidades específicas de vitamina C podem variar.

“Em geral, a laranja e a tangerina têm quantidades semelhantes de vitamina C, variando entre 30 e 70 mg a cada 100g, dependendo da variedade específica”, diz ela.

O ideal é incluir uma variedade de frutas cítricas na sua alimentação para aproveitar todos os benefícios nutricionais. Segundo a médica, uma porção diária é uma boa meta.

“As DRIs (Dietary Reference Intakes), que são metas populacionais para a ingestão de nutrientes, variam entre diferentes grupos de idade e gênero. Em média, para adultos, a recomendação diária de vitamina C é de cerca de 90 mg para homens e 75 mg para mulheres”, recomenda.

Tangerina e mexerica são a mesma fruta ou há diferenças?

“Tangerina e mexerica são termos que frequentemente se usam de maneira intercambiável, dependendo da região. Em alguns lugares, elas são consideradas sinônimos, enquanto em outros, podem indicar pequenas diferenças de sabor ou tamanho. Existem também outros nomes, como bergamota, pokan e laranja-cravo. A variedade de nomes pode ser grande, dependendo da localidade”, conclui a nutróloga.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também