É melhor comer melancia ou melão? Saiba benefícios de cada fruta

Na hora de escolher uma fruta, a dúvida de qual é a mais saudável e refrescante pode surgir. Pensando nisso, confira os benefícios do melão e melancia

Author Avatar
em 11/08/2024 Flávio Oliveira
Foto: iStock / Suco de melancia

Clique aqui e escute a receita

Algumas das frutas mais consumidas no Brasil incluem a banana, maçã, laranja, melão e melancia. É de conhecimento geral que a banana é rica em potássio, a laranja é uma excelente fonte de vitamina C e a maçã é valorizada por seu alto teor de fibras.

No entanto, há momentos em que preferimos uma fruta em vez de outra, especialmente quando o clima esquenta. Nessas ocasiões, muitas vezes optamos pela melancia e o melão, que são mais refrescantes. Mas quais são os benefícios (e possíveis desvantagens) dessas frutas? E qual delas é mais indicada para uma dieta equilibrada? Veja a resposta para essas dúvidas, de acordo com o TudoGostoso.

Benefícios e malefícios do melão

O melão, por sua vez, é reconhecido por suas propriedades diuréticas e antioxidantes, também apresentando um alto teor de água em sua composição. Ao contrário da melancia, o melão é uma boa fonte de cálcio, potássio, ferro, fibras, folato e vitamina C, entre outros nutrientes.

Benefícios e malefícios da melancia

A melancia é conhecida principalmente por sua capacidade de hidratação, devido à sua alta concentração de água e sais minerais. Além disso, ela oferece uma variedade de nutrientes, incluindo vitaminas A e C, fibras e compostos bioativos que contribuem para suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anti-hipertensivas e digestivas. Por outro lado, um aspecto negativo da melancia é seu baixo valor energético.

Melão ou melancia: qual é a melhor escolha?

Embora o melão se destaque pela riqueza em nutrientes, a melancia possui um teor mais baixo de sódio e é ligeiramente mais hidratante. Ambas as frutas, compostas por mais de 90% de água, são excelentes para hidratação. O ideal é avaliar suas necessidades pessoais e consumir as frutas de acordo com elas.

Por exemplo, pessoas que têm dificuldade para dormir podem se beneficiar mais com a melancia, que contém triptofano, um composto que auxilia no descanso. Por outro lado, o melão é um aliado na prevenção de doenças cardiovasculares. Entretanto, nada impede que você consuma ambas as frutas e desfrute de todos os benefícios que elas oferecem.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também