É preciso lavar o arroz antes de cozinhar? Entenda
O arroz é um alimento muito popular e apreciado em diversos tipos de receitas. Apesar de ter um preparo relativamente simples e fácil, o cozimento do grão ainda gera dúvida…
Clique aqui e escute a receita
O arroz é um alimento muito popular e apreciado em diversos tipos de receitas. Apesar de ter um preparo relativamente simples e fácil, o cozimento do grão ainda gera dúvida em muitas pessoas. Afinal, é preciso lavar o arroz antes de cozinhar?
De acordo com o portal Brasil Escola, o arroz é um carboidrato rico em sais minerais e vitaminas. Ele não tem colesterol e é considerado um alimento de digestão fácil.
As perguntas relacionadas a lavar ou não o arroz estão ligadas tanto à higiene quanto aos seus nutrientes. A lavagem não afeta a textura do alimento e também pode não ter a ver com a redução de bactérias que podem estar presentes no grão.
O que acontece quando se lava o arroz?
De acordo com especialistas, lavar o arroz reduz a quantidade de amido presente. Conforme o g1 Saúde, enquanto alguns chefs de cozinha defendem a lavagem para obter grãos mais soltos, outros a evitam para conseguir uma textura cremosa em determinados pratos.
Apesar disso, estudos recentes indicam que a lavagem não influencia significativamente a pegajosidade do arroz.
Foi apontado também que a lavagem remove cerca de 90% do arsênio presente no arroz, mas também elimina grande quantidade de outros nutrientes.
Lavar o arroz remove as bactérias?
A lavagem do arroz não influencia na prevenção de doenças causadas por bactérias. O maior risco está relacionado ao armazenamento inadequado do arroz cozido.
Se o arroz cozido for mantido em temperatura ambiente por um período prolongado, os esporos podem germinar e as bactérias produzirem toxinas. Essas toxinas são resistentes ao calor e podem causar intoxicação alimentar.
Veja também: