Empreendedora pernambucana vence prêmio nacional para pequenos negócios de alimentação
Com o prêmio em mãos, Ângela Patrícia da Silva, criadora da marca Dona Suspiros, conhecida por suas inovadoras torres de suspiros, planeja expandir seus negócios e alcançar um público ainda maior
Clique aqui e escute a receita
Na última sexta-feira (4), a 7ª edição do Prêmio Academia Assaí, promovido pelo Instituto Assaí, celebrou histórias de superação e transformação de micro e pequenos empreendedores de todo o Brasil. O evento, realizado na sede do Assaí Atacadista em São Paulo, distribuiu mais de R$ 1,3 milhão em apoio financeiro, reconhecendo a importância desses negócios no cenário nacional.
Entre os 30 vencedores regionais, Ângela Patrícia da Silva, do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, se destacou na categoria Vendas por Encomenda com sua confeitaria artística, a “Dona Suspiros“.
Com especialização em suspiros decorativos, a empreendedora planeja usar o prêmio para expandir seus negócios, levando seus produtos para outros estados e oferecendo cursos presenciais e online.
“Ganhar este prêmio é a prova de que as dificuldades, esforço e coragem de uma mãe empreendedora valeram a pena e a certeza de que estou no caminho certo. Com este prêmio, vou poder realizar os planos de crescimento do meu negócio, produzir em uma escala maior e transformar a vida da minha família”, afirmou Ângela.
Ver essa foto no Instagram
A empreendedora aproveitou a oportunidade para empoderar as mulheres pernambucanas, destacando o potencial e a força do estado. “Representar esse estado que eu amo é uma honra. Mostrar para o Brasil que aqui temos mulheres fortes, corajosas e empreendedoras é uma felicidade indescritível”.
A trajetória de Ângela começou há três anos, motivada pela necessidade de gerar uma renda para sustentar seus dois filhos pequenos. Ao descobrir um curso online sobre confeitaria de suspiros, ela viu uma oportunidade e, mesmo sem estrutura, começou a empreender a partir de sua cozinha. Hoje, é referência para outras confeiteiras na região.
Inclusão e diversidade no prêmio
A premiação contou com a participação de mais de 11 mil empreendedores de todas as regiões do país. Dentre os finalistas, 83% se autodeclararam pretos ou pardos, e 66% eram mulheres pretas, reforçando o compromisso do Prêmio com a inclusão e diversidade.
Os outros grandes vencedores nacionais foram Vanessa Mara da Cruz Borges, de Salvador, Bahia, com sua marca “Cacau Crioula”, na categoria Vendas por Encomenda, e Fabiana de Aquino Magalhães Ramalho, da Zona Norte de São Paulo, com sua loja “Bolos Artesanais Fabi”, na categoria Vendas Ponto Fixo.
Além de Ângela, o evento também premiou empreendedores nas categorias Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia. Na categoria Sustentabilidade, Jamile Gonçalves dos Santos, da Cores e Sabores de Jaguaripe (BA), foi reconhecida pelo trabalho com produtores locais de mariscos.
Luís Daniel da Silva, de Fortaleza (CE), destacou-se na categoria Inovação com sua marca Eiita Dindin Gourmet, enquanto Tailana Fonseca Ordones, de Manaus (AM), foi premiada na categoria Tecnologia por utilizar o Instagram para alavancar vendas.
Os vencedores receberam R$ 5 mil em dinheiro, além de outros benefícios como vale-compras, smartphones e assessoria individual para impulsionar seus negócios.
Sobre o Instituto Assaí
O Instituto Assaí é a organização social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, e tem como propósito promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país.
Isso é realizado por meio de iniciativas em empreendedorismo, alimentação e esporte.