Existem diferenças nutricionais entre ovos brancos e vermelhos? Descubra
Os ovos são um alimento básico na dieta de muitas pessoas, conhecidos por sua versatilidade e perfil nutricional. No entanto, um debate comum entre consumidores é sobre a diferença nutricional entre ovos brancos e vermelhos
Clique aqui e escute a receita
Você já se perguntou por que os ovos vêm em diferentes cores? A maioria das pessoas já escolheu um ovo na prateleira do supermercado sem se preocupar com a tonalidade da casca. Mas, afinal, existe alguma diferença entre o ovo branco e o vermelho além da cor?
Segundo a zootecnista Rebeca Horn Vasconcelos, embora alguns consumidores afirmem preferir a versão branca ou vermelha pelo sabor, a única diferença entre essas opções é a cor.
“Nem a qualidade, nem o valor nutricional mudam. A cor está ligada a questões genéticas. A formação da casca e sua pigmentação é um processo independente do seu conteúdo interno”, afirmou a especialista em entrevista ao site do Globo Rural.
A zootecnista destacou que ambos os ovos possuem a mesma quantidade de vitaminas, proteínas e sais minerais. Porém, os ovos de tamanhos maiores oferecem maiores quantidades de nutrientes.
Origem das cores da casca e da gema
Vale ressaltar que a cor da casca dos ovos é apenas um indicador da sua origem. Essa coloração é determinada pela raça da galinha e não pela sua alimentação.
Embora as cascas avermelhadas e brancas sejam as mais comuns, também é possível encontrar ovos com cascas de cores que não são comuns, como o turquesa.
A casca do ovo é composta em sua maioria de carbonato de cálcio, uma substância branca, que é a cor original de todos os ovos. No entanto, conforme explicou Rebeca, essa coloração é alterada durante o processo de expulsão, quando o ovo é imerso em um líquido lubrificante que facilita a sua saída.
Dependendo da genética da ave, o líquido pode ter uma concentração mais alta de pigmento, resultando em ovos de coloração vermelha.
O mesmo acontece com a cor das gemas. É comum observar variações sutis na tonalidade, influenciadas pela dieta dos animais.
“Galinhas que consomem bastante carotenóides possuem gemas mais amarelas. Normalmente, isso ocorre com aves livres, pela diversidade de nutrientes na alimentação”, explicou Rebeca.