Folha de louro é boa para quê? Saiba benefícios do chá e como fazer
As folhas de louro, muito utilizadas para dar sabor a pratos como o feijão, possuem uma série de benefícios que vão muito além do uso culinário
Clique aqui e escute a receita
Você sabia que as folhas de louro oferecem diversos benefícios para a saúde, que vão muito além de apenas temperar o feijão?
O chá de louro pode ser consumido diariamente e traz várias vantagens para o bem-estar: a bebida é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório.
“É um ótimo aliado para a digestão, pois ele ajuda na liberação de ácido clorídrico, controla o excesso de gases e estimula as enzimas digestivas. Possui minerais e vitaminas importantes, como: potássio, magnésio, vitamina B6 e B9”, explica a nutricionista Sol Moraes, em entrevista ao Terra.
Além disso, por ser um excelente anti-infeccioso, segundo a profissional, ele ajuda a prevenir problemas como gengivite, aftas recorrentes, bronquite, infecção de ouvido e sinusite, além de reduzir a formação de muco. “Além disso, ameniza dores de cabeça e cólicas menstruais”, acrescenta.
“Tem ação diurética, ajudando na retenção de líquidos e também ação antifúngica, pois contém compostos fenólicos, que possuem efeitos inibitórios no crescimento de fungos e produção de micotoxinas”.
As folhas de louro ainda contêm substâncias como o linalol e o cineol, que liberam óleos essenciais capazes de relaxar o sistema nervoso central, aliviando o estresse e a ansiedade. Incrível, não é?
Como preparar e consumir o chá de louro?
O chá deve ser preparado pelo método de infusão:
- Coloque um pouco de água quente (antes de ferver completamente) em um recipiente com uma folha de louro, que pode ser na própria xícara ou em um bule.
- Em seguida, cubra o recipiente por 15 minutos para que os princípios ativos sejam liberados na água.
- Depois, basta coar e servir o chá. Se optar pelo consumo do chá, não prolongue o uso por mais de 4 semanas.
“Eu também recomendo usá-lo na comida. O hábito de colocarmos folha de louro no feijão é extremamente benéfico, pois ele ajuda na digestão das leguminosas, que causam desconfortos digestivos a um grande número de pessoas”, conclui a nutricionista.