Fruta com 2 vezes mais potássio que a banana

O tamarindo, uma fruta tropical de sabor agridoce, é muito apreciado em diversas culturas. Além de ser um ingrediente versátil em diversas receitas, ele oferece uma série de benefícios para a saúde.

Author Avatar
em 15/01/2025 Gabriella Zilma
Foto: Reprodução/Hayaship/iStock / Imagem ilustrativa do suco de tamarindo
Tempo de preparo Preparo

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

5 / 5. 1

O tamarindo, originário da África e comum no nordeste brasileiro, é uma fruta com um sabor característico que combina notas doces e ácidas.

Conforme a TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), ele se destaca por sua riqueza em potássio, contendo mais que o dobro do que o encontrado na banana.

Para se ter uma ideia, em 100g de tamarindo há, em média, 722 mg de potássio. Já essa mesma quantidade de banana tem 346 mg do mineral.

Veja também: Fruta que pode ser aliada na luta contra o açúcar

Estudos inclusive exploraram a relação entre a ingestão de potássio e a diminuição da pressão arterial. Confira alguns benefícios a seguir.

Benefícios

Imagem da fruta tamarindo – freepik

O tamarindo, rico em fibras solúveis, é usado em fitoterápicos para aliviar a constipação. Essas fibras retardam a absorção da glicose, aumentando a saciedade e evitando picos de açúcar no sangue.

A fruta contém cálcio, fósforo e polifenóis, que são antioxidantes que neutralizam radicais livres e reduzem a inflamação.

Também é rica em ácido hidroxicítrico e bromelina, com propriedades anti-inflamatórias.

Pessoas com problemas renais devem consumir tamarindo com moderação devido ao potássio, que pode ser prejudicial para rins comprometidos, já que eles têm dificuldade em excretar o mineral.

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também