Hellmann’s e Gastronomia Periférica lançam o curso gratuito Cozinha sem Desperdício
A Hellmann’s, em conjunto com Gastronomia Periférica, irá promover um curso 100% online e gratuito, focado em boas práticas diárias de como aproveitar melhor os alimentos em casa e reduzir o desperdício. As inscrições vão até 10 de outubro e conta com mais de 100 vagas.
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Ampliando suas ações focadas no compromisso de reduzir o desperdício de alimentos que estão em boas condições de consumo, Hellmann’s, marca de molhos da Unilever, e Gastronomia Periférica lançam o curso gratuito Cozinha sem Desperdício, com 150 vagas abertas para todo o Brasil. A iniciativa busca capacitar, auxiliar e apoiar o consumidor sobre práticas diárias no preparo, aproveitamento e conservação dos alimentos em casa que podem contribuir na redução do desperdício. As inscrições, que vão de 30 de outubro a 10 de novembro, poderão ser feitas por meio do formulário online disponível aqui. As aulas iniciam no dia 25 de novembro e são completamente gratuitas.
Qualquer pessoa, a partir de 18 anos, pode participar. Dentre as vagas disponíveis, 50% serão destinadas a pessoas em vulnerabilidade social. Ao todo, serão 17 horas de aulas no formato 100% online com conteúdos focados na jornada ‘da feira ao prato’, ensinando sobre a sazonalidade dos alimentos, como aproveitá-los integralmente, além da correta forma de armazenar cada um deles. O curso será ministrado por por educadores da Gastronomia Periférica especialistas no tema de aproveitamento total dos alimentos. Ao final da capacitação, os participantes receberão um certificado.
O Cozinha sem Desperdício terá ainda uma segunda edição, prevista para 2025, dedicada a formar profissionalmente colaboradores das ONGs parceiras do Unidos Pela Comida (UPC) – iniciativa criada por Hellmann’s, em parceria com a startup Infineat, que destina alimentos de supermercados e setores da indústria às instituições que os distribuem para pessoas em situação de vulnerabilidade. O objetivo será contribuir para a geração de renda e capacitação de quem já atua com cozinha nessas organizações por meio de aulas presenciais teóricas e práticas.
“Sabemos que o desperdício de alimentos acontece na casa das pessoas por diversos fatores, incluindo a falta de informação sobre as maneiras de usar integralmente os ingredientes e de conservá-los. Por isso, e levando em consideração outras dificuldades enfrentadas pelas pessoas no Brasil, como a fome e o desemprego, queremos contribuir para aprofundar ainda mais o conhecimento do público sobre o assunto, além de garantir mais oportunidades de ensino, conexões e formação que podem gerar um impacto positivo na vida de quem mais precisa. Estamos muito felizes de começar este novo capítulo na história do compromisso de Hellmann’s com a causa do desperdício, e por estarmos cocriando este projeto com um parceiro incrível como a Gastronomia Periférica, permitindo a criação de conteúdos práticos, acessíveis e alinhados à realidade das pessoas”, declara Carolina Riotto, diretora de marketing da categoria de alimentos da Unilever no Brasil.
“O aproveitamento total é um pilar essencial e inegociável na Gastronomia Periférica. Falamos de aproveitamento antes de falar de desperdício, inclusive, porque quanto mais usamos, menos desperdiçamos. É importante também destacar que as aulas de higiene, segurança alimentar e sustentabilidade, que também estão na grade do curso, servem de introdução para que os alunos entendam a importância desses temas na prática em uma cozinha”, explica Edson Leite, gestor de novos negócios da Gastronomia Periférica.
Segundo o Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos 2024 do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA), foram desperdiçadas mais de 1 bilhão de refeições por dia no mundo, enquanto 783 milhões de pessoas foram afetadas pela fome e um terço da humanidade enfrentou insegurança alimentar.
Diante desse cenário, Hellmann’s tem atuado, desde 2018, com ações que buscam reduzir esses números. Há 3 anos em plena atividade, o Unidos Pela Comida, iniciativa de Hellmann’s que combate o desperdício de alimentos na indústria e no varejo, já salvou, até agosto de 2024, 1,8 mil toneladas de alimentos de irem para o lixo. Eles foram usados para complementar mais de 2 milhões de refeições destinadas a pessoas em situações de vulnerabilidade alimentar. Além desse projeto, a estratégia do compromisso da marca com a causa também envolve endereçar a questão no lar dos brasileiros por meio do seu movimento Segunda-Feira Sem Desperdício, focado na conscientização e mudança de comportamento dos consumidores. Para ajudar os brasileiros nessa tarefa, toda segunda-feira Hellmann’s disponibiliza, no site www.segundasemdesperdicio.com.