McDonald’s suspende venda de hambúrguer após morte ligada a contaminação; entenda o caso

Autoridades apuram origem do surto de E. coli em sanduíches da rede; saiba mais!

Author Avatar
em 23/10/2024 Isadora Caetano
Foto: Reprodução - iStock / Imagem ilustrativa da frente de uma loja McDonalds

Clique aqui e escute a receita

O McDonald’s decidiu interromper a comercialização dos hambúrgueres Quarterão em várias unidades após a confirmação de que esses lanches estavam contaminados com a bactéria E. coli.

Na última terça-feira (22), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) anunciou que uma pessoa faleceu em decorrência do surto, que também deixou outras 48 pessoas doentes, das quais 10 precisaram de hospitalização.

Contaminação nos sanduíches do McDonald’s

A bactéria identificada no hambúrguer Quarter Pounder (a versão americana do Quarterão) é a E. coli, que provoca infecções intestinais com sintomas como cólicas severas, vômitos e diarreia. Geralmente, esses sinais surgem em até três dias após a ingestão do alimento.

Todos os pacientes relataram ter consumido alimentos na rede antes de apresentarem os sintomas, sendo que a maioria havia comido o sanduíche.

Lanche retirado de circulação

Em um ato de cautela, o McDonald’s retirou o sanduíche do cardápio em todas as unidades onde a contaminação foi registrada, que teve início no final de setembro e se estendeu até abril. Os estados afetados incluem Colorado, Iowa, Kansas, Missouri, Montana, Nebraska, Oregon, Utah, Wisconsin e Wyoming.

A empresa declarou que a segurança alimentar é uma prioridade neste momento, justificando a medida preventiva.

Qual é o ingrediente suspeito da contaminação?

As investigações apontam para dois possíveis ingredientes como fontes da contaminação por E. coli. De acordo com as análises realizadas pelo McDonald’s, as cebolas brancas fatiadas, fornecidas por um único fornecedor, são consideradas a origem do problema.

Por outro lado, o Departamento de Agricultura dos EUA está investigando a possibilidade de que a contaminação tenha ocorrido através da carne bovina.

Há riscos de contaminação em sanduíches do McDonald’s no Brasil?

Até o momento, não há registros de casos de contaminação por E. coli nos sanduíches do McDonald’s no Brasil. Os surtos têm se limitado a algumas regiões dos Estados Unidos, sem impactos relatados até agora no país.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também