Microbiologista ensina melhor maneira de lavar frutas e legumes
Especialista alerta para nunca lavar os produtos com detergente ou alvejante e sim vinagre e bicarbonato de sódio
Clique aqui e escute o artigo
Quando se fala na maneira correta de higienização de frutas e legumes muitas pessoas sentem dúvidas e os mais variados métodos circulam como sendo a melhor forma de eliminar as substâncias prejudiciais à saúde.
Para acabar com essas dúvidas, a microbiologista Primrose Freestone, Professora Sênior da Universidade de Leicester, ensinou a melhor maneira de lavar esses alimentos. Para isso, a especialista utilizou o site Science Alert, e as informações que trazemos aqui foram coletadas no site do Tudo Gostoso.
Conheça melhor forma de higienizar furtas e legumes
A maioria de tais produtos frescos é cultivada ao ar livre e, se não forem lavados de maneira adequada, podem conter diversas substâncias potencialmente nocivas, como bactérias, fungos, vírus e pesticidas. Além disso, esses alimentos também podem ser contaminados durante o processo de embalagem, preparo ou armazenamento. Então, qual é a melhor forma de lavar frutas e vegetais?
A primeira dica que a microbiologista dá é a de antes de começar a higienizar os alimentos, lavar as mãos. Isso para evitar que germes da própria pele contaminem os alimentos.
Ela ainda explicou que a melhor maneira de lavá-los é à mão, em água fria e corrente.
“Esfregue as frutas e os legumes com as mãos para remover a sujeira, os pesticidas e alguns germes da superfície. Lave até que a superfície não pareça mais suja”, explica Primorose.
Veja também: Qual o tempo de armazenamento de frutas e verduras em geladeira ou freezer? Nutricionista fala sobre o tempo de armazenamento de alimentos naturais
Não use detergentes ou alvejantes!
A segunda dica valiosa foi a de nunca usar detergentes ou alvejantes nessas higienizações, pois, conforme explicou: “A casca de algumas frutas e vegetais é porosa e pode absorver esses produtos químicos”.
Isso pode alterar o sabor desses alimentos e torná-los impróprios para o consumo.
Utilize no lugar vinagre e bicarbonato
Ela aconselhou ainda, no lugar dos produtos químicos citados, utilizar vinagre e bicarbonato de sódio, pois eles podem reduzir as bactérias e os pesticidas nos produtos.