Mulheres Dominam Mercado de Vinhos no Brasil com 53% de participação em 2024
O vinho tinto se mantém como preferência nacional. Mulheres lideram aumento e diversificação dos tipos de vinhos. Entenda mais a seguir.

Clique aqui e escute o artigo
Um estudo recente da IWSR Brazil Wine Landscapes 2025 revela que as mulheres assumiram a liderança no mercado de vinhos do Brasil em 2024, representando 53% dos consumidores, um aumento de 6% desde 2019.
Esse crescimento não se restringe ao volume total, mas também evidencia transformações nas faixas etárias.
Embora a maioria das consumidoras (48%) ainda se encontre na faixa de 25 a 44 anos, destaca-se o aumento significativo na participação feminina de 55 a 64 anos, que saltou de 14% em 2019 para 19% em 2024.
Essa mudança demográfica marca uma evolução no perfil das consumidoras brasileiras, que deixaram de ser vistas como consumidoras ocasionais para se tornarem protagonistas no setor. Confira mais informações a seguir.
Transformações no Padrão de Consumo

Reprodução/iStock
O protagonismo feminino no mercado de vinhos tem impulsionado mudanças significativas nos padrões de consumo.
Dados da Ideal BI mostram que, em 2020, 70% dos consumidores brasileiros preferiam vinhos tintos.
Veja também: Wine Recife proporciona um ‘esquenta’ para o Carnaval do Recife 2025
Em 2024, essa preferência caiu para 61%, acompanhada por um aumento na demanda por vinhos brancos (20%) e rosés (8%).
Pesquisas de mercado indicam que as mulheres são mais abertas a experimentar diferentes rótulos.
“Esse movimento reflete uma transformação cultural mais ampla”, afirma Laura Barros, diretora de Marketing do Grupo Wine.
Veja também: Vinho e Carnaval combinam? Confira as melhores dicas!
“As mulheres estão desafiando estereótipos de consumo e reescrevendo as narrativas do vinho, buscando opções mais inovadoras e conscientes.”
Barros também observa que a democratização do vinho mudou a percepção da bebida, antes associada ao público masculino e à elitização.
“Atualmente, as mulheres representam quase metade da base de sócios do Clube Wine e contribuem significativamente para o volume total de pedidos”, revela.
Mulheres que Inspiram no Mundo do Vinho
A presença feminina também se destaca nas vinícolas. A argentina Susana Balbo, primeira enóloga da Argentina, é um exemplo notável.
Responsável por impulsionar a viticultura do país e projetar os rótulos argentinos no cenário internacional, seu trabalho pioneiro com a uva Torrontés lhe rendeu o título de “Rainha do Torrontés”.
Veja também: Suco de inhame com limão: para que serve?
À frente de sua vinícola, Susana inova, combinando tradição e tecnologia para criar vinhos reconhecidos globalmente.
Com quase quatro décadas de carreira, Susana recebeu prêmios e homenagens de prestígio, incluindo sua entrada no Decanter Hall of Fame e o título de “Lenda da Enologia” pelo crítico Tim Atkin.
Além da produção de vinhos, ela expandiu sua atuação para o enoturismo, inaugurando o hotel boutique Susana Balbo Unique Stays em Mendoza.
Outra figura importante é a uruguaia Fabiana Bracco, da vinícola Bracco Bosca. Vinda de uma família de viticultores, ela assumiu o legado familiar em 2016, transformando a vinícola em um projeto sustentável e inovador, expandindo sua presença para mais de 21 países e elevando a qualidade dos vinhos.
Veja também: 3 Sucos para controlar o açúcar no sangue
Seu rótulo Gran Ombú Cabernet Franc, eleito o melhor do Uruguai por cinco anos consecutivos, é um testemunho de seu sucesso.
Com visão empreendedora e criatividade, Fabiana participa de todas as etapas da produção, da vinificação ao design dos rótulos. Em 2020, ela inaugurou a pousada Viña Viva, um refúgio entre vinhedos para apreciadores de vinho e natureza.
Sobre o Grupo Wine
O Grupo Wine é o grupo número 1 de vinhos no Brasil, que ocupa o primeiro lugar no ranking de importação.
Este grupo é formado pelas marcas Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas representando mais de 40 produtores premiados e reconhecidos no mundo inteiro e Bodegas Grupo Wine, que atua com inovação na distribuição de vinhos por meio de uma plataforma online de autosserviço B2B.
Com a Cantu e Bodegas, o Grupo Wine garante presença em todo o mercado regional de varejo, tanto no off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) quanto no on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue na sua missão de tornar o vinho um produto hiper disponível.
Veja também: Sucos Detox para Eliminar a Retenção de Líquidos
Em 2023, a empresa passou a integrar o ranking Valor 1.000, que reúne as maiores empresas do Brasil. Além disso, em 2024, a empresa lançou a Entre Dois Mundos, a primeira vinícola de vinhos do Grupo Wine, em parceria com a Miolo e com distribuição exclusiva pela Cantu Grupo Wine.