Não come uva-passa? Veja benefícios que te farão mudar de ideia
A tradição de consumir uva-passa nas festas de fim de ano remonta à Roma Antiga, onde a fruta era símbolo de prosperidade. Atualmente, a uva-passa é um ingrediente versátil, presente em diversas receitas, desde pratos salgados até sobremesas.
Clique aqui e escute o artigo
A uva-passa, aquela pequena fruta seca que divide opiniões nas festas de fim de ano, esconde um verdadeiro tesouro de nutrientes. Apesar de sua fama de vilã das dietas, a uva-passa oferece diversos benefícios para a saúde que podem te surpreender.
LEIA TAMBÉM: Melhor chá para emagrecer: veja receita do chá de cavalinha
Apesar de perder água durante o processo de secagem, a uva-passa concentra açúcares naturais e preserva uma boa parte de suas vitaminas, minerais e fibras. Essa combinação nutritiva proporciona diversos benefícios para o organismo:
- Coração saudável: Rica em resveratrol, um poderoso antioxidante, a uva-passa auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, como hipertensão e problemas cardíacos.
- Juventude prolongada: O resveratrol também combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células, e ajuda a prevenir o desenvolvimento de algumas doenças crônicas.
- Cérebro protegido: Estudos sugerem que o resveratrol pode auxiliar na proteção das células cerebrais, contribuindo para a saúde cognitiva e prevenindo doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
- Digestão facilitada: As fibras presentes na uva-passa auxiliam no funcionamento do intestino, promovendo a sensação de saciedade e evitando a prisão de ventre.
Como consumir uva-passa de forma equilibrada?
Apesar de seus benefícios, é importante consumir a uva-passa com moderação, devido ao seu alto teor calórico. A recomendação é consumir cerca de 4 colheres de sopa por dia.
Para variar o consumo, adicione a uva-passa a iogurtes, saladas, granola ou até mesmo em receitas de bolos e biscoitos.