Não lave roupa antes de ver essas dicas: pare de cometer esses erros que destroem suas peças

Muitas vezes suas roupas saem manchadas da máquina ou ficam com um aspecto de velha muito rápido? Talvez você esteja lavando suas roupas do jeito errado, por isso você precisa conferir essas dicas simples que vão fazer suas peças durarem muito mais tempo com qualidade e cor.

Author Avatar
em 02/12/2024 Zayra Pereira
Foto: Crédito Divulgação Lavô / Imagem ilustrativa de mulher abrindo máquina de lavar

Clique aqui e escute a receita

Avalie esta receita

0 / 5. 0

Para muitos lavar roupas parece ser uma tarefa simples e corriqueira do dia a dia. Porém, essa atividade requer alguns cuidados e precauções para manter a integridade das peças e a efetividade da higienização adequada. Para garantir que suas roupas fiquem limpas e bem cuidadas,  Angelo Max Donaton, CEO e fundador da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, separou alguns cuidados indispensáveis na hora de lavar as peças.

Atente-se ao significado de cada etiqueta

Quem nunca se embaralhou ao encontrar diferentes símbolos estampados nas etiquetas das roupas? Criados para ilustrar o que deve ou não ser feito na lavagem, esses desenhos servem como guias de cuidados a serem seguidos para prolongar a vida útil das roupas. Afinal, é comum encontrar quem, em algum momento, cometeu um erro e perdeu uma peça de roupa por lavar ou secar de forma incorreta. “Um dos símbolos mais comuns é o balde com água, que aponta que a peça pode ser lavada em máquinas. Somente o círculo quer dizer que é permitido a lavagem a seco, já quando o X sobrepõe o símbolo quer dizer que não se recomenda esse tipo de lavagem. Quando o símbolo for um balde de água com X é proibido lavar com água, já o balde com água e uma mão dentro indica somente lavagem manual. Já para a secagem, os símbolos mais comuns são o quadrado com círculo dentro e um “X” em cima, indicando que é proibido usar secadora, que aponta para não secar e o somente o quadrado para quando é permitido secar em máquinas”, destaca o CEO.

Jamais misture cores 

Um erro muito comum é achar que colocar tudo misturado dentro da máquina é a solução. “Separar as roupas é o primeiro passo para qualquer lavagem. Roupas claras, pretas e coloridas devem ser lavadas separadamente para que não haja risco de manchas e desbotamento. O mesmo serve para diferentes tecidos. Peças delicadas não podem ser lavadas com as mais robustas, pois podem causar danos no tecido”, explica.

Produtos eficazes e máquina profissional

O uso de lavanderias já é um serviço comumque deixou de ser um luxo há tempos. “Além da economia de tempo, podendo lavar e secar as roupas no mesmo ciclo, o custo do serviço é baixo e a efetividade garantida com o uso de equipamentos profissionais. Na Lavô, por exemplo, um ciclo de lavagem com produtos de qualidade e o benefício do autoatendimento custa em média R$16, já incluso produtos como sabão e amaciante na medida certa para cada ciclo, produtos profissionais com resultados mais eficientes”, completa o especialista.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também