Nutricionista faz alerta para consumidores de café: “inflama o corpo”; entenda
A nutricionista Alessandra Feltre faz um alerta para quem consome café assim que acorda. Apesar de ser repleta de benefícios, esta bebida pode trazer riscos para o seu corpo; confira
Clique aqui e escute a receita
O café é uma das bebidas mais amadas e consumidas no mundo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o Brasil ocupa o segundo lugar entre os maiores consumidores de café do mundo
Mas será que ele pode inflamar o corpo? A resposta pode te surpreender.
Embora o café ofereça inúmeros benefícios à saúde, estudos mostram que a cafeína, quando consumida no momento errado, pode causar alguns efeitos indesejáveis.
Segundo especialistas, tomar café logo ao acordar pode desencadear processos inflamatórios no corpo. Isso acontece porque nosso corpo produz cortisol, um hormônio que nos deixa alertas e prontos para as atividades do dia.
De acordo com a nutricionista Alessandra Feltre (@alessandrafeltre), ingerir cafeína nesse momento pode atrapalhar o ritmo natural do cortisol, levando a um aumento na ansiedade e em processos inflamatórios.
Ver essa foto no Instagram
“A cafeína interfere na expressão total do cortisol, fazendo com que o corpo tenha mais vontade de consumir carboidratos e doces, além de provocar irritabilidade, falta de foco e até mesmo despertar noturnos“, explica a especialista. Esses fatores podem contribuir para uma inflamação no corpo, comprometendo a saúde e o bem-estar.
Qual é o melhor horário para tomar café?
A nutricionista recomenda que você espere entre 40 a 60 minutos após acordar antes de consumir sua primeira dose de cafeína. Esse intervalo permite que o cortisol atue plenamente, preparando o corpo para o dia sem os efeitos colaterais da cafeína.
Portanto, se você ama seu café, ajuste o horário de consumo para garantir que ele continue sendo um aliado da sua saúde, sem prejudicar o equilíbrio hormonal do corpo.
*Esta matéria tem caráter informativo e não deve ser considerada como orientação nutricional. Para obter orientações específicas sobre dietas, receitas fit ou preocupações alimentares, é essencial consultar um nutricionista especializado.