O jantar tem que ser a minha maior refeição? Especialista explica
Especialistas revelam o impacto do horário das refeições na saúde e no peso

Clique aqui e escute o artigo
Segundo a professora de fisiologia da Universidade de Múrcia, na Espanha, Dra. Marta Garaulet, comer em grandes quantidades durante a noite pode causar problemas significativos no funcionamento do organismo.
Segundo estudos, o consumo de grandes quantidades de comida pode aumentar o risco de doenças como obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão e inflamação.
Dr. Frank A.J.L. Scheer, diretor do programa de cronobiologia médica do Hospital Brigham and Women’s, em Boston, afirma que o nosso corpo está programado para ser matutino, ou seja, realizar atividades maiores pela manhã.
Ganho de peso e metabolismo mais lento
O consumo noturno de grandes quantidades de comida pode levar também ao aumento de peso. Em 2022, um estudo revelou que as pessoas que consumiam mais alimentos pela manhã perdiam peso mais rápido do que quem praticava de forma contrária.
Além disso, a Dra. Alexandra Johnstone, da Universidade de Aberdeen, na Escócia, apontou que pessoas que fazem um café da manhã reforçado sentem menos fome ao longo do dia em comparação com aquelas que jantam mais.
Ajuste seus hábitos alimentares

iStock
- Priorizar um café da manhã nutritivo, com alimentos ricos em proteínas, como ovos, iogurte grego e feijão.
- Fazer um almoço substancial, garantindo que haja energia suficiente para o restante do dia.
- Optar por um jantar mais leve, com alimentos que promovam saciedade sem elevar muito os níveis de glicose, como legumes, peixes grelhados, frango, vegetais, frutas e grãos integrais.