Ovo de Páscoa saudável existe? Nutricionista dá dicas de como escolher melhor os chocolates

Com a chegada da Páscoa, as lojas ficam repletas de diversas opções de Ovos de Chocolate com todos os preços, sabores, tamanhos e tipos. As embalagens com tantas informações podem…

Author Avatar
em 14/04/2025 Marilia Pessoa

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

0 / 5. 0

Com a chegada da Páscoa, as lojas ficam repletas de diversas opções de Ovos de Chocolate com todos os preços, sabores, tamanhos e tipos. As embalagens com tantas informações podem acabar confundindo quem está interessado em fazer escolhas mais saudáveis nesse período.

O cacau, matéria-prima do chocolate, quando consumido com cuidado, pode ser benéfico para a saúde por ter efeito antioxidante, antiaterosclerótico, prevenir dislipidemias, entre outras vantagens.

A professora de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Paloma Popov, explica que é possível fazer boas escolhas. A dica é ficar atento aos ingredientes presentes no produto.

Não é necessário parar de comer chocolate, mas buscar a moderação. De acordo com a nutricionista, o chocolate amargo geralmente é associado a mais propriedades funcionais devido ao alto teor de cacau. “Quanto mais elevado o teor do cacau, maior tendem a ser as propriedades funcionais presentes”, conta.

Fique atento ao rótulo nutricional para verificar determinados ingredientes nos ovos de Páscoa e outros chocolates. “Leia a lista de ingredientes e evite aditivos desnecessários, como corantes, emulsificantes e aromatizantes. Os chocolates diet e light são classificados de acordo com a redução de certos ingredientes, mas essa redução nem sempre significa uma opção mais saudável”, destaca.

Qual a diferença entre diet, light e zero?

Cascata de chocolate – iStock

O chocolate diet costuma não ter algum ingrediente, geralmente açúcar. Mas pode conter mais gordura e adoçantes. Fique atento e consuma com moderação.

Já o chocolate light tem uma redução mínima de 25% em algum nutriente (açúcar, gordura ou calorias). Essa redução costuma ser uma comparação ao produto original da mesma marca.

O chocolate zero açúcar pode ter outros adoçantes no lugar do açúcar, o que não significa que ele é obrigatoriamente saudável.

Veja também:

Já garantiu seus chocolates para a Páscoa? Que tal fazê-los em casa?

"O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado."

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também