Ovo de Páscoa saudável existe? Nutricionista dá dicas de como escolher melhor os chocolates
Com a chegada da Páscoa, as lojas ficam repletas de diversas opções de Ovos de Chocolate com todos os preços, sabores, tamanhos e tipos. As embalagens com tantas informações podem…

Clique aqui e escute o artigo
Com a chegada da Páscoa, as lojas ficam repletas de diversas opções de Ovos de Chocolate com todos os preços, sabores, tamanhos e tipos. As embalagens com tantas informações podem acabar confundindo quem está interessado em fazer escolhas mais saudáveis nesse período.
O cacau, matéria-prima do chocolate, quando consumido com cuidado, pode ser benéfico para a saúde por ter efeito antioxidante, antiaterosclerótico, prevenir dislipidemias, entre outras vantagens.
A professora de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Paloma Popov, explica que é possível fazer boas escolhas. A dica é ficar atento aos ingredientes presentes no produto.
Não é necessário parar de comer chocolate, mas buscar a moderação. De acordo com a nutricionista, o chocolate amargo geralmente é associado a mais propriedades funcionais devido ao alto teor de cacau. “Quanto mais elevado o teor do cacau, maior tendem a ser as propriedades funcionais presentes”, conta.
Fique atento ao rótulo nutricional para verificar determinados ingredientes nos ovos de Páscoa e outros chocolates. “Leia a lista de ingredientes e evite aditivos desnecessários, como corantes, emulsificantes e aromatizantes. Os chocolates diet e light são classificados de acordo com a redução de certos ingredientes, mas essa redução nem sempre significa uma opção mais saudável”, destaca.
Qual a diferença entre diet, light e zero?

Cascata de chocolate – iStock
O chocolate diet costuma não ter algum ingrediente, geralmente açúcar. Mas pode conter mais gordura e adoçantes. Fique atento e consuma com moderação.
Já o chocolate light tem uma redução mínima de 25% em algum nutriente (açúcar, gordura ou calorias). Essa redução costuma ser uma comparação ao produto original da mesma marca.
O chocolate zero açúcar pode ter outros adoçantes no lugar do açúcar, o que não significa que ele é obrigatoriamente saudável.
Veja também: