Páprica: Doce ou defumada? Aprenda como usar corretamente
Temperar um alimento pode ser uma tarefa complicada, mas separamos alguns detalhes para auxiliar nessa decisão

Clique aqui e escute o artigo
A páprica é um tempero incrível, capaz de dar cor, sabor e aroma a diversos pratos. Extraída do pimentão, ela se apresenta em diferentes versões, e duas das mais populares são a doce e a defumada.
Embora venham da mesma origem, elas têm características distintas que podem transformar completamente uma receita. Saber como usar cada uma é o segredo para extrair o melhor de cada uma.
Confira mais detalhes a seguir:
Páprica doce: A cor e o sabor suave
A páprica doce é a versão mais comum e menos intensa do tempero. Ela é feita a partir de pimentões vermelhos maduros, secos e moídos. Seu sabor é suave e ligeiramente adocicado, sem picância.
Veja também: Doce de leite com leite condensado
- Sabor e Aroma: é um tempero que adiciona cor e um sabor delicado aos pratos.
- Como usar: a páprica doce é perfeita para pratos que precisam de um toque de cor sem alterar drasticamente o sabor. Use-a em marinadas para aves e peixes, em molhos, como o de tomate, ou para polvilhar sobre ovos mexidos. Ela também é ótima para dar cor e um sabor suave a recheios de tortas salgadas, purês e saladas.
Páprica defumada: O sabor intenso e marcante
A páprica defumada, ou pimentón, é a versão mais intensa e com um sabor complexo. Ela é feita a partir de pimentões secos sobre fumaça de madeira, conferindo a ela um aroma e sabor de defumado.
Veja também: 4 receitas com frango desfiado para facilitar seu dia a dia
- Sabor e Aroma: seu sabor é forte, com um toque adocicado e uma profundidade de fumaça, sem ser picante.
- Como usar: a páprica defumada é a estrela de pratos que solicitam um sabor mais marcante. Use-a em carnes assadas (como costelinha de porco), em lentilha, feijão ou para dar um toque especial a molhos barbecue e chili. Ela também é a opção ideal para dar um sabor defumado a receitas vegetarianas.