Páprica: Doce ou defumada? Aprenda como usar corretamente

Temperar um alimento pode ser uma tarefa complicada, mas separamos alguns detalhes para auxiliar nessa decisão

Imagem de páprica doce - iStock - Imagem de páprica doce - iStock
Foto: Imagem de páprica doce - iStock / Imagem de páprica doce - iStock
Tempo de preparo Preparo
Porções Serve

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

0 / 5. 0

A páprica é um tempero incrível, capaz de dar cor, sabor e aroma a diversos pratos. Extraída do pimentão, ela se apresenta em diferentes versões, e duas das mais populares são a doce e a defumada.

Embora venham da mesma origem, elas têm características distintas que podem transformar completamente uma receita. Saber como usar cada uma é o segredo para extrair o melhor de cada uma.

Confira mais detalhes a seguir:

Páprica doce: A cor e o sabor suave

A páprica doce é a versão mais comum e menos intensa do tempero. Ela é feita a partir de pimentões vermelhos maduros, secos e moídos. Seu sabor é suave e ligeiramente adocicado, sem picância.

Veja também: Doce de leite com leite condensado

  • Sabor e Aroma: é um tempero que adiciona cor e um sabor delicado aos pratos.
  • Como usar: a páprica doce é perfeita para pratos que precisam de um toque de cor sem alterar drasticamente o sabor. Use-a em marinadas para aves e peixes, em molhos, como o de tomate, ou para polvilhar sobre ovos mexidos. Ela também é ótima para dar cor e um sabor suave a recheios de tortas salgadas, purês e saladas.

Páprica defumada: O sabor intenso e marcante

A páprica defumada, ou pimentón, é a versão mais intensa e com um sabor complexo. Ela é feita a partir de pimentões secos sobre fumaça de madeira, conferindo a ela um aroma e sabor de defumado.

Veja também: 4 receitas com frango desfiado para facilitar seu dia a dia

  • Sabor e Aroma: seu sabor é forte, com um toque adocicado e uma profundidade de fumaça, sem ser picante.
  • Como usar: a páprica defumada é a estrela de pratos que solicitam um sabor mais marcante. Use-a em carnes assadas (como costelinha de porco), em lentilha, feijão ou para dar um toque especial a molhos barbecue e chili. Ela também é a opção ideal para dar um sabor defumado a receitas vegetarianas.

Em resumo, a páprica doce é ideal para quando você quer adicionar cor e um sabor delicado. Já a páprica defumada é perfeita para dar profundidade e um toque defumado às receitas, simulando o sabor de um churrasco ou de alimentos assados na brasa. Use a criatividade e experimente ambas as versões para descobrir como elas podem transformar suas receitas favoritas!

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também