Pesquisa aponta alimento surpreendente que ajuda na perda de peso; Veja benefícios

Estudo revela os benefícios do amido resistente, presente na batata inglesa, para o controle do peso e da glicemia. Confira agora!

Author Avatar
em 05/07/2024 Letícia Freitas
Foto: Reprodução/dolgachov - iSctock. / Imagem ilustrativa de batatas e cereais

Clique aqui e escute a receita

Quando o assunto é perder peso, muitas pessoas pensam que a solução mais rápida é a redução do consumo de carboidratos.

No entanto, de acordo com pesquisa veiculada pela revista Nature Metabolism, a batata inglesa, por exemplo, quando cozida e posteriormente refrigerada por pelo menos 24 horas, se torna excelente fonte de amido resistente.

A pesquisa aponta ainda, para o arroz, como um alimento que pode, seguindo a regra de cozimento, se tornar um importante aliado para a perda de peso.

Como a batata ajuda a emagrecer?

O amido presente neste alimento funciona no corpo de maneira similar às fibras, ajudando a controlar o peso e os níveis de açúcar no sangue.

O estudo da Nature teve participantes com excesso de peso ou obesidade que adotaram uma dieta balanceada, incorporando 40 gramas de amido resistente diariamente.

Após oito semanas, houve uma média de perda de peso de 2,8 quilos, um resultado notável, especialmente quando contrastado com o ganho de peso associado ao consumo de amido não resistente.

Reprodução/WS Studio – iStock

Um segundo estudo também apontou a batata inglesa como uma aliada do emagrecimento. Pesquisa publicada no Journal of Medicinal Food revelou que reduzir o consumo de carne e adicionar tubérculos à dieta pode promover a perda de peso.

Estudo, conduzido nos Estados Unidos, envolveu 36 adultos com excesso de peso, obesidade ou resistência à insulina, com idades entre 18 e 60 anos.

Inicialmente, os participantes responderam a questionários sobre seus hábitos alimentares sendo submetidos a exames para avaliar os indicadores de massa corporal.

Posteriormente, os cientistas separaram os participantes em dois grupos distintos. O primeiro grupo seguiu uma dieta que incorporava feijão, ervilha, carne ou peixe.

Enquanto isso, o segundo grupo recebeu uma alimentação baseada em batata com carne ou peixe.

É importante ressaltar que aproximadamente metade do consumo de carne dos adultos antes do início do estudo foi substituída por feijão e ervilha ou batata.

Quer incluir mais desse tubérculo na sua dieta? Confira esta dica deliciosa de receita de bolinho de batata na airfryer.

Tabela nutricional da batata

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 100 gramas de batata inglesa cozida possui 52 calorias e 1,2g de proteína.

Veja também: dica incrível de suco de beterraba com limão para emagrecer

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também