Qual a diferença do açúcar mascavo para o açúcar demerara? Entenda

É comum nos perguntarmos qual o açúcar mais saudável. É fato que os açúcares brancos são os mais disseminados e, também, os menos benéficos à saúde. A partir disso, veja quais são as melhores alternativas e as diferenças entre elas

Author Avatar
em 06/09/2024 Thales Alencar
Foto: Quanthem / Imagem ilustrativa açúcar mascavo e açúcar demerara

Clique aqui e escute a receita

Segundo pesquisa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), cada brasileiro consome, em média, de 51 a 55 quilos de açúcar por ano. Este número impressiona ainda mais quando olhamos para a média mundial de consumo anual, que é 21 quilos por ano para cada habitante. Ou seja, o brasileiro consome por ano cerca de 30 quilos de açúcar a mais do que o resto do mundo.

Diante desse alto consumo, é comum que as pessoas recorram à outras alternativas frente aos açúcares refinado e cristal, que são os dois tipos mais comuns no país.

Além dos adoçantes e sacaroses, há dois tipos de açúcar que tem se popularizado no Brasil, por serem considerados produtos mais saudáveis: são eles os açúcares demerara e mascavo. Vamos entender mais sobre eles?

Qual açúcar mais saudável demerara ou mascavo?

Este açúcar passa por um processo leve de refinamento e, diferentemente do açúcar branco ‘normal’, não possui aditivos químicos na sua produção, o que serve para preservar seus nutrientes.

O açúcar mascavo, por sua vez, não passa por nenhum processo químico de refinamento. Por ter seus nutrientes preservados quase em sua totalidade, este açúcar também conserva uma coloração mais escura.

Logo, a principal diferença entre eles está no refinamento, já que, enquanto para o açúcar demerara esse processo é leve, para o mascavo ele não chega a ser feito.

Qual a diferença dos açúcares demerara e mascavo para o açúcar branco?

Os açúcares brancos são os mais comuns no Brasil, e dividem-se entre o açúcar refinado e o açúcar cristal. A diferença deles entre si e entre os açúcares citados no tópico anterior também estão no processo de refinamento.

O nome do açúcar refinado é, na verdade, bem sugestivo. Ele é o que passa por mais processos químicos de refinamento, o que faz com que ele não preserve seus nutrientes, vitaminas e minerais. Ademais, para ter a coloração branca são adicionadas outras substâncias químicas no processo, corroborando para o mesmo efeito de redução nutritiva.

O açúcar cristal, por sua vez, mesmo que em ordem menor, também passa por um processo de refinamento. Por ser um processo mais leve, seus grãos são um pouco maiores, o que também explica o seu nome. Quanto ao processo de branqueamento, ele é feito de forma similar ao do açúcar refinado, o que ocasiona para uma perda considerável de nutrientes.

Qual o açúcar mais saudável?

De acordo com o portal Lowçucar, os açúcares mais saudáveis são aqueles que  passam por menos processos químicos e os que não são produzidor a partir da cana-de-açúcar (fonte de muita glicose).

Então, dentre as opções citadas, seguindo esta lógica, a ordem do açúcar mais saudável para o menos saudável ficaria assim:

  1. Açúcar Mascavo
  2. Açúcar Demerara
  3. Açúcar Cristal
  4. Açúcar Refinado

Vale lembrar que não existem apenas estes tipos de açúcar. Há outras opções saudáveis que não advêm da cana-de-açúcar e nem passam por muitos processos de refinamento e clareamento.

Opções como a frutose, açúcar light, açúcar de coco e o açúcar orgânico seguem estes requisitos e também são excelentes pedidas!

Apesar de algumas opções serem mais saudáveis que outras, o consumo exagerado, independentemente de qual açúcar seja, pode ser muito prejudicial à saúde.

Quem tem diabete pode comer açúcar mascavo?

Sim, porém, assim como qualquer outro açúcar, esta opção contém glicose, que pode prejudicar o diabético.

Recomendamos que procure um nutricionista ou nutrólogo para encaixar as melhores opções da melhor forma na sua dieta.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também