Recife Coffee completa 10 anos com circuito em 39 cafeterias e abertura ao ar livre neste sábado (3)
A décima edição, que ocorrerá entre dos dias 4 de maio e 8 de junho, contará com a participação de 39 cafeterias dos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão, Taquaritinga do Norte e Gravatá

Clique aqui e escute o artigo
Completando uma década de fomento à cultura do café especial, o Recife Coffee celebra sua 10ª edição com um circuito que se estende entre os dias 4 de maio e 8 de junho. Este ano, o festival abraça 39 cafeterias distribuídas por Recife e cidades vizinhas como Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Empreendimentos do ramo que ficam em Taquaritinga do Norte e Gravatá, cidades localizadas no Agreste pernambucano, também irão participar do festival.
Como um prelúdio saboroso ao evento principal, o já tradicional “Café Na Rua” acontecerá no próximo sábado (3), das 9h às 17h, na Avenida Rio Branco, no coração do Recife Antigo. Aberto ao público, o evento oferecerá degustações gratuitas de cafés, espressos e cappuccinos, além de uma charmosa feirinha e diversas atrações culturais. A iniciativa é uma realização da Associação de Cafeterias de Especialidades de Pernambuco (ASCAPE).
Durante o período oficial do festival, todos os estabelecimentos vão oferecer suas sugestões dos baristas, que vêm com café especial, salgado e sobremesa, por R$ 41,90, em todas as cafeterias.

Divulgação/Filipe Ramos
Segundo a organização do Recife Coffee, a proposta do evento, além de movimentar o setor de cafeterias de especialidades no estado, é ajudar a levar a cultura dos cafés especiais para mais pessoas.
Edição 2025 repete preço de 2024
Mesmo diante do aumento significativo no preço do café — inclusive do café especial —, o Recife Coffee optou por manter o valor da sugestão do barista igual ao do ano passado. A decisão reforça o compromisso do festival com a sua essência: tornar o universo dos cafés especiais mais acessível e aproximar o público dessa cultura.
Cafeterias novatas no festival
Neste ano, participam pela primeira vez as cafeterias: Café Jardim, Fuso, Pramuê, Roasters e Zoco Mirante.
Já entre as veteranas do festival: 81 Coffee co., A vida é bela café, Arte Café, Aurora Café, Borsoi Café, Café com dengo, Casa Mendez, Castigliani, Celeste Café, Coffee Cube Jaqueira, Emê Cafeteria e bistrô, Ernest Café Bistrô, Fridda Café, Furdunço Café e Cultura, Grão Cheff, Kaffe (Boa Viagem e Espinheiro), Livraria da Praça, Nouve, O Melhor Cantinho da Cidade, Olinda Café, Palatsi (Ilha do Leite e Aurora), Pingo Arte Café, Por enquanto café, Pure Cafés Especiais, Santa Clara (Graças e Parnamirim), Takwary, Versado Café (Boa Viagem, Derby e Graças), Xêro Café e Arte e Zoco Café.
As sugestões dos baristas desta 10ª edição vêm com uma variedade de cafés quentes e gelados, harmonizados com salgados e sobremesas (abaixo, segue relação completa).

Divulgação/Filipe Ramos
“A ideia é ampliar o alcance, ‘furando a bolha’ e levando o universo do café especial para todos”, diz a presidente da ASCAPE, Lidiane Santos.
“O Recife Coffee, além de ter como objetivo divulgar o café especial, é também uma oportunidade da cafeteria se tornar mais conhecida e aumentar sua a receita, consequentemente”, completa a vice-presidente da ASCAPE, Ane Wink.
Segundo a associação, há um aumento expressivo de cafeterias que vêm trabalhando com cafés especiais. A expectativa de crescimento do setor em Pernambuco é de 10%, em relação ao ano passado.
Expectativas do festival
Para o festival, espera-se que mais de 200.000 pessoas circulem pelas cafeterias, durante o período oficial do circuito, e o evento cresça 15%, em relação ao ano passado. O 10º Recife Coffee conta ainda com parceria da Camponesa, Monin, Mx copos e potes, Koar e J3 Wear, além das torrefações locais Kaffe Torrefação e Treinamento, Takwary, Tulla Café, Versado e Azo Roasters.
E para celebrar os 10 anos do Recife Coffee, naquele clima de good vibes e que o festival vai ser massa, a organização do evento convidou o artista visual Thiago Emmanuel, o @veio_art, para criar a marca da sua 10ª edição. Thiago é criador do “Hoje vai ser massa”, ilustração que colore vários muros do Recife. Para o festival, trouxe características da bandeira de Pernambuco com elementos do mundo do café, reforçando a pernambucanidade do festival.
Critérios do Recife Coffee
Todas as cafeterias participantes do Recife Coffee contam com baristas, que é o profissional especializado em cafés e toda sua cadeia produtiva, responsável por extrair do café as suas melhores características.
Além disso, todas as “sugestões dos baristas” são feitas com café especial ou de especialidade, que são classificados assim aqueles grãos livres de impurezas e defeitos e, por isso, considerados de altíssima qualidade. Esses cafés especiais possuem como características sensoriais uma bebida limpa e doce, além de corpo e acidez equilibrados. São cafés produzidos, observando critérios de sustentabilidade ambiental, social e econômica, além de possuir rastreabilidade certificada. Assim, todas as cafeterias participantes do Recife Coffee trabalham com cafés especiais e são cafeterias autorais.
Lista das cafeterias participantes:
Gravatá
-
Arte Café
Jaboatão dos Guararapes
-
Fridda Café
-
Nouve
Recife
-
81 Coffee Co.
-
A Vida é Bela Café
-
Aurora Café
-
Borsoi Café
-
Café com Dengo
-
Café Jardim
-
Casa Mendez
-
Castigliani Cafés Especiais
-
Celeste Café
-
Coffee Cube Jaqueira
-
Emê Cafeteria e Bistrô
-
Ernest Café Bistrô
-
Furdunço Café e Cultura
-
Fuso Café
-
Grão Cheff
-
Kaffe – Boa Viagem
-
Kaffe – Espinheiro
-
Livraria da Praça
-
O Melhor Cantinho da Cidade
-
Palatsi – Ilha do Leite
-
Palatsi – Aurora
-
Pingo Arte Café
-
Por Enquanto Café
-
Pramuê Café e Tal
-
Pure Cafés Especiais
-
Roasters Cafés
-
Santa Clara – Graças
-
Santa Clara – Parnamirim
-
Versado Café – Boa Viagem
-
Versado Café – Derby
-
Versado Café – Graças
Olinda
-
Olinda Café
-
Xêro Café e Arte
-
Zoco Café – Casa Caiada
-
Zoco Mirante – Sítio Histórico de Olinda
Taquaritinga do Norte
-
Takwary