Saiba como escolher o Vinho Certo: Veja erros comuns na hora de escolher seu vinho

Uma sommelière de vinhos divide algumas dicas simples para te ensinar como achar a garrafa de vinho perfeita para presentear em ocasiões especiais

Author Avatar
em 26/11/2024 Mariana Ramos
Foto: Imagem ilustrativa de garrafas de vinho / Reprodução/iStock

Clique aqui e escute a receita

Avalie esta receita

0 / 5. 0

Não é um trabalho fácil decidir qual o vinho certo para cada ocasião, ainda mais com todas opções diferentes no mercado. Para acertar na escolha, é preciso entender alguns pontos chaves para não errar em um momento especial.

A sommelière de vinhos da Wine Concept Brasil, Jorgeane Meriguette, afirma que “um dos maiores erros é confiar apenas em avaliações de aplicativos ou sites especializados. Essas notas podem ser muito subjetivas e, muitas vezes, não refletem o gosto pessoal de cada pessoa”.

Para evitar cair nessas avaliações, a sommelière indica não se influenciar por apenas fatores superficiais e conhecer um pouco mais sobre os detalhes dos vinhos.

Leia também: Conheça os 5 melhores restaurantes de comida japonesa no Recife

Muitos interessados em vinho costumam escolher a garrafa baseado no fundo ou no peso dela, ou então pela estética dos rótulos. Apesar de parecer lindo aos olhos, não são garantia de qualidade da bebida.

Assim como rótulos podem ser apenas estética, pontuações positivas de críticos de renome, como Robert Parker, também não deve ser o único fator para a escolha perfeita.

“Pontuações são pessoais e variam muito; o importante é explorar rótulos que tragam uma experiência alinhada ao seu paladar”, ressalta Jorgeane.

Por fim, é importante ter cautela ao escolher onde irá comprar a garrafa. Isso porque um armazenamento inadequado pode comprometer a qualidade da bebida, mesmo de uma marca de confiança.

O último fator é a safra, pois dependendo do tipo de vinho produzido, os mais antigos podem acabar oxidando ou desenvolvendo um sabor mais avinagrado.

Para decidir o melhor vinho para uma ocasião especial, Meriguette sugere levar em conta o tipo de evento e a harmonização com a comida para fazer a escolha da garrafa certa!

“Em um encontro casual, por exemplo, um vinho leve e fresco é mais apropriado, enquanto um jantar formal pode pedir um vinho mais encorpado e complexo. Para um churrasco, um tinto leve ou um branco encorpado são ótimas escolhas”, finaliza.

VEJA TAMBÉM

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também