Trend do TikTok: Desafio do Biscoito Testa a Empatia das Crianças

Tendência no TikTok viraliza entre os pais, que promete um teste experimental e muita fofura para o público. Confira mais detalhes a seguir.

Author Avatar
em 01/04/2025 Gabriella Zilma
Foto: iStock / Imagem ilustrativa de cookies de chocolate

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

5 / 5. 2

Uma tendência do TikTok está bastante popular entre a criançada, no qual, são testadas e encantam o público.

A dúvida que fica é: as crianças sabem compartilhar? O desafio viral busca descobrir.

Quando Alissa Torrez, 24, viu vídeos no TikTok de pais fazendo o “desafio do biscoito” viral com suas crianças, ela imediatamente quis aderir à tendência com seu filho de 3 anos, Oliver.

Nesses vídeos descontraídos, os pais testam as habilidades de compartilhamento de seus filhos por meio de um exercício simples que é mais ou menos assim: eles sentam-se de cada lado da criança e apresentam três pratos cobertos, cada um com uma “surpresa”. (Dica: são biscoitos.)

Como é o desafio?

Na contagem de três, cada pessoa revela o que está em seu prato. Um dos pais tem um único biscoito, a criança tem dois e o outro não tem nada.

Os adultos então esperam para ver se o filho decide dar o biscoito extra ao pai que não tem um, que geralmente faz beicinho ou suspira para expressar decepção e cutucá-lo na direção certa.

“Eu estava pensando comigo mesma: ‘Ah, eu tenho que fazer isso com Oliver porque ele é uma criança muito empática’”, disse a Sr.ᵃ Torrez, acrescentando que “eu estava tipo, ‘Tenho certeza de que ele vai fazer algo realmente doce’”.

E, de fato, Oliver engasgou quando percebeu que não havia biscoito M&M sob o papel-toalha de sua mãe e imediatamente veio ao resgate.

“Ei, está tudo bem!”, disse Oliver no vídeo, que agora tem mais de 48 milhões de visualizações.

Ele rapidamente deu seu segundo biscoito para sua mãe e cobriu cada biscoito com uma toalha de papel para que todos vivenciassem a grande revelação.

Quem também participou dessa trend foi a influencer Viih Tube, o marido Eliezer e a pequena Lua.

Confira o vídeo a seguir:

O que a ciência diz sobre o experimento?

O desafio não é uma maneira precisa de tirar conclusões sobre a disposição de uma criança de compartilhar, seu senso de empatia ou seu desenvolvimento social, ou emocional, em geral, disse Tovah Klein, diretora do Barnard College Center for Toddler Development.

“Este não é um experimento científico”, disse a Dr.ᵃ Klein, “e então acho que os pais querem ser cautelosos em generalizar qualquer coisa, além de que este é um momento divertido e engraçado.”

Compartilhar é um exemplo do que os especialistas chamam de “comportamento pró-social”, que se refere a ações voluntárias destinadas a beneficiar outras pessoas.

Pesquisas sugerem que as crianças começam a demonstrar comportamentos pró-sociais, como compartilhar e auxiliar os outros, durante a infância.

Mas elas podem não entender completamente os sentimentos de outras pessoas, ou como suas próprias ações impactam os outros, até mais tarde na infância — quando suas habilidades cognitivas amadurecem e elas têm mais experiência interagindo com colegas em ambientes como creches e pré-escolas, disse a Dr.ᵃ Klein.

“A generosidade se desenvolve ao longo do tempo”, ela acrescentou.

Entender completamente a capacidade de uma criança de compartilhar exigiria observar padrões em seu comportamento em uma variedade de situações, disse a Dr.ᵃ Klein.

O desafio do biscoito, por outro lado, é somente “um instantâneo de um momento no tempo”, disse Claire Dunphy, psicóloga clínica e professora assistente de pediatria na Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai, na cidade de Nova York.

E a decisão de uma criança de ficar ou compartilhar um biscoito pode ser influenciada por uma série de fatores, como o quão faminta ela estava, o quão bem ela dormiu na noite anterior ou simplesmente seu humor no momento, disse a Dr.ᵃ Dunphy.

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também