Veja quais são as 3 melhores farinhas sem glúten e com proteínas!
Deseja ter uma alimentação mais leve e livre de glúten e não sabe como substituir a farinha de trigo? Veja algumas opções saudáveis e proteicas
Clique aqui e escute a receita
A farinha é um dos ingredientes básicos das principais receitas no mundo. Porém, a intolerância ao glúten impede que a farinha de trigo seja muito aproveitada.
Por causa da restrição alimentar ao glúten de muitas pessoas, é comum ver adaptações de receitas com tipos de farinha diferentes e, geralmente, mais saudáveis.
Quais são as melhores farinhas sem glúten?
Nesse processo de adaptação das receitas, é importante conhecer as opções para seu cardápio sem glúten. Confira as 3 melhores farinhas indicadas pela nutricionista Valentina Martínez ao La Nacion!
1. Farinha de aveia
Muito comum para quem faz dietas, principalmente para emagrecer, a farinha de aveia é obtida através da moagem de aveias integrais.
A farinha de aveia é rica em fibras, o que promove uma boa digestão e aumenta a sensação de saciedade, controlando a fome durante o dia.
A nutricionista Martínez ainda alerta que é essa farinha não ser a mais indicada para algumas pessoas com doença celíaca, pois podem ser intolerantes à proteína da aveia.
Leia também: 4 truques infalíveis para limpar panelas queimadas rapidamente
2. Farinha de alfarroba
Apesar de pouco falada, é uma adaptação perfeita para receitas sem glúten e para receitas com chocolate, pois sua textura e gosto é parecido.
Essa farinha doce também tem concentração de fibras, baixo teor de gordura e não tem colesterol, tornando-se um aliado forte na alimentação saudável.
A farinha de alfarroba pode ser utilizada em diversas receitas, como substituto do cacau em bolos, brownies, biscoitos, ou em receitas salgadas, para um toque adocicado como em panquecas.
3. Farinha de amêndoa
Rica em proteínas, fibras, gorduras saudáveis, vitamina E e magnésio. Essa farinha ajuda a controlar o apetite e contribui para uma boa digestão.
A farinha de amêndoa é comum por não ter grãos e nem glúten. A nutricionista entrevistada ainda destaca que ela não possui carboidratos.
Ideal para panificação, preparação de massas, biscoitos e até mesmo em receitas de bolos. Confere um sabor levemente adocicado e uma textura úmida aos alimentos.
VEJA TAMBÉM