Vinho chileno é eleito o melhor do mundo em 2024; conheça o ‘Don Melchor’
Descubra o vinho chileno eleito o melhor do mundo em 2024 pela Wine Spectator
Clique aqui e escute a receita
O vinho chileno Don Melchor 2021, produzido pela Viña Don Melchor, foi reconhecido como o melhor do mundo em 2024 pela respeitada publicação Wine Spectator.
Este Cabernet Sauvignon, proveniente da região de Puente Alto, no Vale do Maipo, representa com excelência a rica tradição vitivinícola do Chile. É a segunda vez que um vinho chileno lidera o prestigiado ranking dos 100 melhores vinhos, elaborado anualmente pela revista desde 1988.
A seleção deste ano avaliou cerca de 10.500 vinhos de todo o mundo, considerando critérios como qualidade, valor, disponibilidade e potencial de surpreender. O Don Melchor 2021 destacou-se por seu núcleo “ricamente texturizado de sabores de framboesa e ameixa”, complementado por uma acidez equilibrada e toques de cacau, conforme a descrição dos especialistas da publicação.
LEIA TAMBÉM: Segredos da harmonização: como escolher o vinho ideal para sobremesas!
O vinhedo da Viña Don Melchor está localizado a apenas 21 km de Santiago, aos pés da Cordilheira dos Andes. Sua história remonta há mais de 150 anos, quando videiras foram trazidas de Bordeaux, França, para produzir vinhos excepcionais no Chile.
A vice-presidente de Vinhos Finos da Viña Concha y Toro, Isabel Guilisasti, comemorou o reconhecimento, destacando a excelência e o legado do Don Melchor como um símbolo do Cabernet Sauvignon chileno.
Ver essa foto no Instagram
Valor
O Don Melchor 2021, lançado no Brasil em junho deste ano, está disponível no e-commerce oficial por R$ 1.399.
Além disso, a Viña Don Melchor oferece uma experiência exclusiva de enoturismo, que inclui degustações e almoço na histórica Casona Don Melchor, datada do século 19.
Destaques sul-americanos
Outros seis vinhos da América do Sul, provenientes do Chile e da Argentina, também figuraram na lista dos 100 melhores da Wine Spectator. Apesar disso, nenhum rótulo brasileiro foi incluído este ano. Veja a lista completa clicando aqui.