Vinho e chocolate? A combinação perfeita para a sua Páscoa

Quer saber como combinar vinhos e chocolates nesta Páscoa? Confira o guia completo da vinícola argentina Kaiken para acertar em combinações surpreendentes

Author Avatar
em 15/04/2025 Guilherme Gusmao

Clique aqui e escute o artigo

Deixe sua avaliação

0 / 5. 0

A Páscoa é uma época cheia de tradições, e uma das mais esperadas é, sem dúvida, a troca de ovos de chocolate. Além do sabor irresistível desse doce tão querido, existe uma forma surpreendente de tornar a experiência ainda mais especial: a harmonização com vinhos.

Embora ainda não seja um hábito muito comum, essa combinação pode revelar novas sensações e sabores durante a degustação.

Unir vinho e chocolate é uma verdadeira arte. Quando bem equilibrados, os dois elementos se complementam, ressaltando o melhor de cada um e proporcionando uma experiência única.

Pensando nisso, a vinícola argentina Kaiken preparou um guia completo de harmonização, com sugestões que unem seus principais rótulos aos diferentes tipos de chocolate. Uma proposta perfeita para transformar a sua Páscoa em um momento ainda mais sofisticado e inesquecível. Confira: 

Chocolate branco

Ultra Chardonnay – Divulgação

De acordo com a marca, chocolates mais doces, como o branco, pedem vinhos com maior acidez para equilibrar os sabores. Nessa harmonização, o Ultra Chardonnay se destaca como a escolha perfeita, graças à sua textura sedosa e à acidez vibrante e bem equilibrada.

Chocolates ao leite

Indomito Chardonnay – Divulgação

Para a versão ao leite que apresenta mais cremosidade e menos doçura que o branco, por exemplo, o rótulo sugerido é o vinho Indomito Chardonnay que apresenta um equilíbrio entre densidade e acidez, com intensidade aromática média e notas de frutas tropicais.

Mais cacau

Divulgação

Vinhos tintos são excelentes aliados na hora de harmonizar com chocolates mais intensos. Entre eles, os Malbecs se destacam por sua suavidade e complexidade no paladar. Seus aromas marcantes de frutas escuras, como ameixa, cereja preta e amora, aliados a notas sutis de especiarias, criam a combinação perfeita com chocolates 70% cacau ou mais.

A experiência pode ser ainda mais envolvente quando o chocolate é acompanhado por ingredientes como passas, goji berries e especiarias aromáticas, como canela e cravo, que acrescentam camadas de sabor e textura à degustação.

Para esse momento especial, a vinícola Kaiken recomenda dois rótulos que traduzem elegância e intensidade: o Ultra Malbec 2021, eleito um dos 30 melhores vinhos do mundo pela Wine Spectator, e o Indómito Malbec.

60% a 70% cacau

Boulder – Divulgação

Já os chocolates 60% a 70% cacau combinados com laranja, café, caramelo salgado, nozes ou amêndoas, são o match ideal para acompanhar os vinhos Ultra Cabernet Franc e o Boulder, uma vez que esses rótulos possuem um perfil mais leve.

Sobre Kaiken

Criada há 20 anos por Aurélio Montes, visionário fundador da Vinícola Montes, Kaiken – de Caiquén, é um ganso selvagem da Patagônia que simboliza a travessia que desafia fronteiras, cruzando a Cordilheira dos Andes, entre Argentina e Chile.

Dos seus três vinhedos: Vistalba, Agrelo e Los Chacayes são produzidos vinhos premium, elegantes e veganos, que refletem a paixão pela excelência e a tradição vitivinícola argentina. Atualmente, Kaiken é uma das principais exportadoras do seu país, com rótulos  sendo comercializados em mais de 70 países em todo o mundo.

Comprometida com a sustentabilidade desde a sua fundação, a vinícola tem aplicado de forma responsável, procedimentos e práticas que beneficiam tanto as comunidades locais como o meio ambiente natural. Como resultado desse compromisso, recentemente foi certificada como Empresa B, responsável por cumprir elevados padrões de impacto social e ambiental.

Veja vídeos do Receita da Boa: 

Conheça nosso canal no Whatsapp

Fique por dentro de tudo que acontece, no Receita da boa.

PARTICIPE AGORA

Notícias similares

Conheça também